segunda-feira, 21 de maio de 2012

Segundo Encontro Vocacional de 2012


“De certo modo, pode o padre dizer-se criador do seu Criador, porque pronunciando as palavras da consagração, cria Jesus Cristo sobre o altar, onde lhe dá o ser sacramental, e o produz como vítima para oferecer ao Eterno Pai. Para criar o mundo, Deus só disse uma palavra: Disse, e tudo foi feito; do mesmo modo, basta que o sacerdote diga sobre o pão: Isto é o meu corpo; = Hoc est corpus meum, e eis que o pão deixou de ser pão: é o Corpo de Cristo. São Bernardino de Sena vê nesta maravilha um poder igual ao que criou o universo. E Santo Agostinho exclama de assombro: << Ó venerável e sagrado poder o das mãos do padre! Ó glorioso mistério!>>

(Trecho do livro: “A Selva” de Santo Afonso Maria de Ligório)


No ano do Jubileu Áureo da criação de nosso Seminário São Tiago, qualificado por nós como coluna e baluarte precioso da verdade do anúncio redentor do Eterno Sacerdote, manifestamos nossa imensa alegria por mais um Encontro Vocacional, o segundo deste ano.
“A missão do sacerdote é por natureza vocação de suma importância e valor, porquanto ele é investido dos mesmos poderes de Nosso Senhor Jesus Cristo.“Tu es sacerdos in aeternum secundum ordinem Melchisedech” Tu és sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedeque.”
Quando descobrimos que Deus é amor e que podemos viver em comunhão com ele, onde quer que estejamos, sentimos a necessidade de descobrir os modos pelos quais Deus se manifesta e se comunica aos homens, e os caminhos através dos quais podemos alcançá-lo.
Deus faz uma escolha entre os homens incitando-os a seguir os seus ideais e a oferecer dons e sacrifícios pelos pecados do povo e pelos próprios, além de se compadecerem dos que ignoram e erram.
O nascedouro natural da vocação sacerdotal encontra-se sempre no seio das famílias equânimes e verdadeiramente cristãs, dentro do lar imbuído da fé e da mentalidade da Igreja, bem como da pureza de costumes, da piedade e devoção.
Tais famílias nascidas no altar diante do sacerdote fizeram de seus lares o que faz Cristo com a Igreja: digna, pura e resplandecente. Através dessas virtudes incitaram seus filhos desde a mais tenra idade a tão sublime vocação e os conduziram pressurosos a este Seminário para discernirem e aprofundarem a vocação a eles acreditada por Jesus.
Esses jovens provenientes das diversas paróquias de nossa Igreja Particular participaram entre os dias 18, 19 e 20 deste mês de maio do segundo Encontro Vocacional. Foram dias intensos que possibilitaram aos 15 jovens encontristas um ambiente propício de reflexão e os engrandeceu com a temática desse encontro que se patenteou na problemática existencial: “Quem somos nós?”.
O encontro culminou com a Celebração Eucarística que se realizou no domingo —Solenidade da Ascensão do Senhor. Essa Celebração foi presidida pelo Revmo. Sr. Pe. Álisson André Sacramento (Reitor do Seminário na casa de formação em São João-del Rei). A bela homilia inflamou em nós uma postura reflexiva. O padre fez uma relevante comparação entre os que não acolhem uma autêntica fé, como foi o caso de Yuri Gagarin que ao pisar pela primeira vez na Lua pronunciou a famosa frase: “Olhei para todos os lados, mas não vi Deus, e a leitura dos Atos dos Apóstolos1,1-11 que nos apresenta Cristo se elevando da (terra).  
Neste dia, o Seminário São Tiago esteve em festa por ocasião do aniversário natalício de nosso estimado reitor. Durante a comemoração se fizeram presentes os seminaristas do referido seminário, encontristas, familiares e amigos do reitor.
Com imenso júbilo rendemos graças a Deus e ao excelso patrono São Tiago pelo esplendoroso dom da vida de nosso formador, pelas inumeráveis vocações e principalmente pelo ensino da celestial verdade que nos converte em obreiros de Jesus ao longo de todos esses 50 anos.
Seminarista Plínio A. S. Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário