Filosofia


Diante da realidade do homem e da sociedade que o circunda, a Filosofia se arvora como uma atividade reflexiva, complexa, e ao mesmo tempo fascinante acerca do real. Isto é, ela visa a promover a construção, o desenvolvimento e o fortalecimento de uma postura crítica e questionadora do mundo e do próprio saber, tendo como objetivo formar sujeitos conscientes e ativos na sociedade. A Filosofia é um constante e profícuo exercício da razão humana na busca pela verdade.
          Pode-se dizer que o filósofo é o profissional do conhecimento e tem como ofício analisar temas relacionados à ética e política, estando, por conseguinte, aberto às múltiplas e complexas questões da atualidade e da existência humana. É também da competência do filósofo refletir e se posicionar intelectualmente sobre os desafios da religião, da educação, entre outras questões que desafiam o intelecto humano.
         O profissional da filosofia pode ministrar aulas, pesquisar e prestar serviços de consultoria e assessoria a instituições culturais, artísticas, jurídicas e de saúde. Pode atuar também em projetos específicos, empresas de comunicação, órgãos de planejamento social, bem como no mercado editorial.

Fonte: Diocese de São João del-Rei