Teologia


Teologia: Deus e o homem

          A Teologia, etimologicamente definida como “estudo sobre Deus”, ou como bem definiu o teólogo suíço Karl Barth um “falar a partir de Deus”, tem como objetivo inserir o aluno no amplo universo religioso, tendo como fontes para investigação diversas disciplinas, que se relacionam proporcionando ao teólogo uma investigação sistemática e fundamentada acerca da revelação divina. A Teologia, em suma, trata do nosso conhecimento acerca de Deus e do relacionamento dele com o homem, compreendendo assim tudo quanto se relaciona a Deus, a Bíblia e aos propósitos divinos.
         Durante o curso, o aluno terá a oportunidade de estudar as Sagradas Escrituras (Bíblia), línguas antigas (Hebraico, Grego, Latim), as afirmações de fé sobre Deus, Jesus Cristo, o Espírito Santo, a Igreja, os Sacramentos, a História do Cristianismo, a Liturgia Cristã, as questões de Moral (Sociedade, Sexualidade, Família, Bioética, Virtudes), o Direito Canônico, o agir da Igreja no mundo (Teologia Pastoral) e uma série de disciplinas afins como Ecumenismo, Diálogo Inter-religioso, Comunicação, Gestão Eclesial, Psicologia da Religião, Sociologia da Religião e outras.
         O Bacharel em Teologia tem possibilidades de atuação no ensino (Seminários, Escolas), pesquisa (especializações, projetos institucionais e eclesiais) assessorias (Pastorais, Escolas, Associações, ONGs, Projetos Específicos, Editoras) e no ministério pastoral.
         No Brasil e no exterior, existem possibilidades de bolsas de estudo para pós-graduação nas áreas da Teologia e da Ciência da Religião. 

Fonte: Diocese de São João del-Rei