quinta-feira, 24 de maio de 2012

Dom da Fortaleza

Pintura do Presbitério da Catedral de Barretos-SP


“Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl. 4,13)

            Ó Dom inigualável; Ó manifestação irrevogável; Ó seiva que nos leva a evangelizar. É diante das palavras de confiança do Apóstolo Paulo que conseguiremos tomar a real dimensão do Dom da Fortaleza.
            O mundo em si nos apresenta grandiosas manifestações de fraqueza, derrota e tantos outros sentimentos que levam a humanidade a uma condição de desespero. O mistério da iniquidade assola a toda criatura nos mais variados tipos de classes, raças e posições sociais. O homem lançado no mundo se depara com uma estrutura já pronta e diante dela não há outra alternativa senão aceitá-la. Mas, felizmente há em meio a essas tantas perturbações uma luz que foi resguardada desde os primeiros apóstolos até os tempos atuais: a luz da fé manifestada no evangelho de Jesus Cristo. Mas essa luz que transmite paz, conforto, esperança, só pode estar presente em nosso meio, graças ao impulso do Espírito Santo. Espírito que fortaleceu e guiou aqueles que foram capazes de nos legar tais ensinamentos. Espírito que conduziu e conduz a Igreja de Jesus Cristo em todos os momentos, mesmo diante das tribulações. Espírito que vivifica a Fé daqueles que não mais têm esperança no bem viver. Espírito que nos traz a certeza de que não estamos sozinhos, mas que dentro de nós temos a presença de um Deus libertador.
            É sobre a Fortaleza que devemos hoje refletir. Esse Dom é de fato o que mais contribuiu para a expansão e anúncio da palavra do Redentor. Pois é essa fortaleza que deu coragem e vigor aos primeiros mártires de nossa Mãe Igreja. Foi esse Dom que fez com que milhares de cristãos vestissem a camisa da solidariedade e lutassem por um mundo novo. E é esse Dom que leva a milhares de jovens de nosso tempo a entregarem suas vidas ao Sacerdócio. E é nesse ponto que nossa reflexão se enriquece para nós no dia de hoje. O ponto de reconhecermos que é a Fortaleza concedida pelo Espírito que nos faz permanecer fiéis ao chamado de Cristo. Mesmo havendo tantos desafios, mesmo havendo tantos conflitos, mesmo havendo tantas renúncias, somos jovens de coragem. Jovens que acreditam e tentam se encontrar dentro desse projeto de amor. Pois, para prosseguirmos nossa vida, não basta apenas o desejo de querer bem, não basta apenas o desejo de ser aprendiz do Mestre, mas, é necessário possuir a Fortaleza necessária para tão grande empreitada. Pois é essa fortaleza que derruba as muralhas do mistério da iniquidade. É ela que dá a confiança necessária para irmos em busca do infinito, mesmo sabendo que somos finitos, e que do mundo somos apenas uma pequena parte. Bem sabemos que para muitos, essa confiança total que é gerada por este grandioso Dom da Fortaleza, é considerada uma loucura, algo sem sentido. Mas esse sentido só pode ser observado e aceito por aqueles que se deixam ser iluminados pela luz daquele que celebramos nesses dias de nosso setenário. Somente o Espírito Santo pode purificar e clarificar a nossa Fé. Sem ele nada faz sentido, nada possui valor.
            Peçamos ao Espírito Santo que sejamos homens corajosos, homens que se dedicam sem medo às causas últimas do evangelho. Que ele nos conceda a graça de sermos Cristãos por completo. Que o medo de se entregar a tais ensinamentos não possa invadir nossos corações. Que a Fortaleza ocupe o lugar necessário em nosso ser, para podermos afirmar sem medo: “Se Deus está conosco, quem será contra nós?” (Rm 8, 31)

Seminarista Jorge Wilson Carvalho Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário