terça-feira, 1 de maio de 2012

“E lhes disse: Indo para o mundo inteiro, anunciai o Evangelho a toda Criatura.” (Mc 16,15)

“Et dixit eis: Euntes in mundum universum, praedicate Evangelium omni creaturae.” ( Mc 16,15)

Aos pés da Rainha dos Apóstolos e “custódia preciosíssima da Fé”, a Senhora do Pilar, celebramos o Jubileu Áureo do patrimônio do povo Cristão de toda a nossa diocese, celebramos os 50 anos de fundação do Seminário Diocesano São Tiago.
O Seminário Diocesano tem como propensão de ânimo ao ministério sacerdotal o lema “Christum ferent” (Levarão o cristo). Esta propensão tem origem na positiva eleição de Deus, no conselho da Providência, que move ao estado sacerdotal e torna os seminaristas desta Igreja particular, aptos mediante o zelo apostólico do celestial patrono São Tiago a serem autênticos representantes e portadores de Cristo.
No evangelho de São João lemos “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu que vos escolhi a vós” (Jo. 15,16). De fato, a vocação ao ministério sacerdotal vem de Deus. Diz Santo Inácio mártir que “A dignidade sacerdotal tem a supremacia entre todas as dignidades criadas”. Santo Efrém exclama: “É um prodígio espantoso a dignidade do sacerdócio, é grande, imensa, infinita”. E assegura são Dionísio: “O sacerdócio é uma dignidade angélica, ou antes divina; por isso chama ao padre um homem divino”.
A ideia de dignidade sacerdotal é honrosa e reconhecida, mas faz-se necessária uma preparação longa que se realiza no Seminário durante longos anos e grandes trabalhos. Deve, de fato, o seminarista fiel à doutrina divina dar uma certa garantia de sua perseverança. Por isso, nos diz Santo Tomás: “Não é suficiente uma bondade qualquer, mas se requer uma bondade excelente”.
É necessária a ciência devida, porque o sacerdote é mestre, e tem ofício de ensinar. Ninguém pode ensinar se antes não aprendeu e não sabe. Eis aí a importância do Seminário: “Exigir intenção e vontade eficaz de procurar a glória de Deus e a salvação das almas, sabedoria suficiente, probidade de vida e reta intenção nos recomendam as condições canônicas”.
Caros Leitores, dentro das comemorações do Jubileu de Ouro do Seminário Diocesano São Tiago, realizou-se no dia 29 de abril, domingo, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar a solene Celebração Eucarística em ação de graças pelos 50 anos da fundação de nosso seminário.
Essa Celebração foi presidida pelo Exmº. e Revmo Sr. Bispo Diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart, e concelebrada pelos Revmos. Srs. presbíteros Álisson André Sacramento (Reitor do Seminário na casa de formação em São João del Rei), Antônio Carlos Trindade (Reitor do Seminário na casa de formação em Juiz de Fora), Odair José de Carvalho, Ramiro José Gregório, Pedro Teixeira Pereira e Silvio Firmo Nascimento, como cerimoniário estava o Revmo. Sr. Pe. Geraldo Magela da Silva. A homilia versou principalmente sobre a figura do Bom Pastor e a importância do Seminário para a nossa Diocese. Ao final da homilia o Bispo, apresentou os Reitores das duas casas de formação e estes, apresentaram os seminaristas, professores e funcionários das respectivas casas.
Neste ano quinquagésimo do Seminário Diocesano São Tiago, rendemos graças a Deus e a Rainha augusta e protetora desta Diocese, a Santíssima Virgem do Pilar, pelos prodigiosos benefícios que haveis dispensado a esta casa ao longo de todos estes anos.

“Gloria Sanctae Trinitati et laus Mariae sit ac patrono nostro Sancto Iacobo!”
“Glória à Santíssima Trindade e louvor a Maria e a nosso patrono São Tiago!”

Seminarista Plínio A. S. Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário