quinta-feira, 24 de maio de 2012

Dom do Conselho

                                 Pintura do Presbitério da Catedral de Barretos-SP
Pelo dom natural da “prudência” a nossa inteligência tem uma forma de agir perfeitamente prática. Quando queremos realizar qualquer ação examinamos com cuidado a conveniência, a oportunidade, as circunstâncias etc. É a prudência humana. Mas por melhor que ela seja, é imperfeita.
 Por causa do pecado original, muitas vezes ficamos desnorteados, desorientados e confusos, inseguros e indecisos, quando precisamos escolher os caminhos a seguir em nossa vida de cada dia. Confundimos, tantas vezes, o mal com o bem. O errado com o correto. O falso com o verdadeiro. Quantas vezes escolhemos o mal como se fosse um bem. Em nossos tempos é tão grande a desorientação nas pessoas que chegam a condenar o bem e a glorificar o mal. São leis que aprovam o crime, o pecado e a injustiça.
 O Espírito Santo vem em socorro de nossa fraqueza para reconstruir-nos por dentro e devolver-nos a segurança interior, a certeza daquilo que é correto. Nossa vida de cada dia é tão complicada, às vezes tão cheia de incertezas, de dúvidas e de indecisões que precisamos de socorro do alto. O Espírito Santo vem em socorro de nossa fraqueza e nos dá o dom do Conselho. Por ele, o próprio Espírito de Deus se torna o nosso companheiro de caminhada e de peregrinação, indicando-nos os caminhos corretos da verdade a do bem.
O dom do conselho, também chamado "dom da prudência", nos faz saber pronta e seguramente o que convém dizer e o que convém fazer nas diversas circunstâncias da vida. Este dom é a luz do alto que recebemos para nos auxiliar em nossas escolhas a respeito do que é certo e do que é errado.  É um dom de santificação que nos faz viver sob a orientação do Espírito Santo.
O dom do conselho nos orienta instantaneamente de forma perfeita. Por ele, o Espírito Santo nos fala ao coração e nos faz compreender o que devemos fazer. Agimos sem timidez ou incerteza. Pelo dom do conselho, falamos ou agimos com toda confiança, com a audácia dos santos.
Quem o possui consegue dirigir, orientar e aconselhar as almas para a sua própria salvação e felicidade. O dom do conselho que é dado pelo Espírito Santo não é inconveniente, interesseiro, não aconselha segundo a conveniência pessoal mas aconselha somente para o bem da pessoa. Este dom constitui uma preciosidade, pois alerta-nos para os erros que cometemos ou soluções que necessitamos.
O dom do conselho derrama a sabedoria divina sobre o nosso pensamento. O dom do Conselho ilumina os fatos e os acontecimentos com a luz de Cristo, isto é, a luz da verdade, a luz do amor, a luz da justiça. Quando os problemas são resolvidos com a sabedoria de Deus todos os envolvidos são edificados, Deus opera para que tudo concorra para o bem.
Pelo dom do Conselho o Espírito Santo torna-se o “nosso diretor espiritual permanente”, o nosso conselheiro íntimo, que nos acompanha e aconselha a cada momento nas nossas incertezas. Porque Ele conhece exatamente todas as coisas, porque Ele sabe o que é correto e melhor, nos aconselha e move a realizarmos cada vez mais aquilo que é melhor para nós e para os irmãos.
Que O Espírito Santo que mora nos nossos corações, como um guia, nos conduza com segurança em meio aos caminhos tortuosos e complicados dessa vida, para que busquemos sempre a perfeição cristã, fazendo-nos ver com clareza a verdade, o bem, o correto, e nos impulsione a buscar, a viver e a praticar sempre aquilo que é correto e bom.

Seminarista Rutiero Ruan de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário