sábado, 26 de maio de 2012

Dom do Temor de Deus

Pintura do Presbitério da Catedral de Barretos-SP
Terminando hoje o setenário do Espírito Santo, com a meditação sobre o sétimo dom: Temor de Deus. Sendo esse dom, o que nos ajuda a aproximar cada vez mais de Deus e distanciar do pecado, pois nos leva a amar de tal forma que iremos reverenciar a Deus de todas as formas possíveis. Esse temor, tem o significado de respeito, e não de medo, muito pelo contrário, é uma reverência a Deus. Dom do Temor de Deus, não é ter medo de Deus, mas sim ter medo de ofender a Deus.
Como diz o 1º mandamento: Amar a Deus sobre todas as coisas. Esse temor a Deus é na verdade o respeito a Ele.
Esse dom nos faz obserevar a nossa pequenez diante da grandiosidade de Deus. Quando, por exemplo, estamos diante de um confecionário para apresentar os nossos pecados, e diante daquele momento que estamos em profunda tristeza por ter ofendido a Deus, somos em sua infinita bondade perdoados. Leva-nos também a confiar em sua infinita bondade e nos aproximar de seu amor.
Nesse mundo em que vivemos, um mundo material, onde Deus é colocado de lado, como se Ele não existisse, temos a grande necessidade deste dom. Para reconhecermos nossas infidelidades e nossas limitações diante da grandeza da bondade e amor de Deus.
A Virgem Maria, a quem dedicamos este mês de maio, é o grande modelo para nós, pois soube acolher completamente o dom do Temor de Deus, ao responder o chamado d’Ele: "Eis aqui a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a vossa vontade." (Lc 1-38).
A exemplo da Virgem Maria, devemos acolher os Dons do Espírito Santo para, de certa forma, podermos colaborar, para que haja a salvação hoje e sempre em nossas vidas.

Seminarista Junior José de Souza Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário