domingo, 4 de março de 2012

Retiro espiritual

“Diante do espírito tudo se cala, somente Deus fala”
                                                                 (Santa Teresinha)
            Parar um pouco e refletir sobre a própria vida e a vocação, deixar de lado a vida conturbada, complicada e ter como princípio a oração, a meditação, a reflexão e o silêncio, tendo assim um encontro mais profundo com Deus.
            Devido vivermos em meio a uma sociedade tumultuada, muitas vezes não nos permitimos escutar o nosso interior, deixando-nos tocar pelo silêncio, acumulando força para desempenharmos com fé e coragem a missão que Deus nos confiou.
            Retiro é um recolher-se é um afastar-se das atividades cotidianas voltando o pensamento para o Senhor e fortalecendo a fé. Jesus, em vários momentos de sua vida saía para rezar, experimentava o silêncio, a meditação. Santa Teresinha nos adverte que somente quando nos silenciamos e deixamos ser tocados pelo Espírito é que podemos ouvir a Deus.
Sendo o Retiro Espiritual um momento oportuno para confrontarmos a nossa vida com a vida de Jesus que nos dias 29 de fevereiro e 01, 02,03 de março foi promovido um Retiro com os seminaristas do Seminário São Tiago que envolveu as casas de formação de Juiz de Fora (Teologia) e São João del Rei (Propedêutico e Filosofia).
O retiro aconteceu na cidade de Barbacena, no Convento das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias. Teve como orientador o escritor, compositor e poeta, Antônio Carlos Santini. 

Foram iniciadas as atividades com a celebração da Santa Missa de abertura que foi presidida pelo reitor do Seminário na casa de Juiz de Fora Pe. Antônio Carlos Trindade. Em sua homilia, o Padre destacou a importância do tempo da quaresma e focou Deus como Pai que ama, corrige, ensina e envolve. No final da celebração justificou sua ausência durante o encontro e comunicou a presença do reitor do Seminário em São João del-Rei, Pe. Álisson André Sacramento.

Santini em suas reflexões abordou temas como: “A voz do silêncio, Um Deus que chama, Ruptura, Vocação versus Objeção, Sofrimento, Seguir Jesus, Deus é amor e o Compromisso de evangelizar”. No início de cada reflexão éramos convidados a ouvir uma música que nos trazia mensagens sobre o tema a ser abordado. Muitas dessas músicas eram de sua própria autoria e interpretadas por cantores renomados no meio católico. Ao final passávamos pelo “deserto” entendendo a plenitude da fé e da Palavra de Deus.

Durante esses dias de refúgio, rezamos as horas canônicas, recitamos o santo rosário e adoramos Jesus Eucarístico. Foram momentos propícios para um crescimento maduro e necessário para nossas vidas. Momentos que não são proporcionados nos dias atuais em que a rapidez das informações e o ruído dos afazeres do cotidiano nos impedem de escutar e estar sempre com Deus.

O Retiro foi encerrado na manhã do sábado, dia 03 de março, com uma missa presidida pelo reitor da casa de formação em Juiz de Fora, padre Antônio Carlos e concelebrada pelo reitor da casa de formação em São João del Rei, padre Álisson Sacramento. Durante o almoço foram feitas homenagens às irmãs Franciscanas e ao orientador Antônio Carlos Santini.

Seminarista Plínio A. S. Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário