domingo, 11 de março de 2012

Primeiro Encontro Vocacional de 2012



Ó dignidade venerável a dos sacerdotes, entre cujas mãos o Filho de Deus encarna, como encarnou no seio da Virgem!
                                                                                   (Santo Agostinho)


            “O Seminário São Tiago, há cinquenta anos vem formando padres para a nossa Diocese de São João del Rei”. Com o intuito de dar continuidade a missão de levar Cristo à todas as gentes como nos propõe o lema gravado no brasão (Christum ferent), entre os dias 09, 10 e 11 de março foi realizado o primeiro Encontro Vocacional deste ano jubilar.
            Diante das inúmeras ruínas que se defronta nosso olhar ao ver um mundo tão cheio de problemas e conturbações, Deus ainda suscita vocações que não fazem profissão de saber outra coisa senão a Jesus Cristo, como nos diz o Apóstolo Paulo.
            São pessoas que doam suas vidas por amor como ajunta São Bernardo, quem ama a Deus só pensa em o amar e não deseja outra coisa: “Quia amat, amat, et aliud novit nihil”.
            Damos graças a Deus pela presença de 12 jovens procedentes de várias paróquias de nossa Igreja Particular. Durante esses dias, os vocacionados puderam discernir mais profundamente sobre a vocação a eles acreditada por Cristo. Os jovens partilharam a caminhada vocacional e experiências de vida. Além dos momentos de lazer, convívio e oração, houve também palestras ligadas a temática desse primeiro encontro que pautou-se na questão existencial:“Quem sou eu?”.      
            O encontro proporcionou aos jovens encontristas um clima favorável para que pudessem interiorizar o tema proposto. Muitos desses encontristas ainda são adolescentes, mas já estão abertos às inquietações da vida e tentam discernir um possível chamado para a vida eclesial.
      Um dos momentos ápice do encontro se deu com a celebração da Santa Missa de encerramento que foi presidida pelo Rvmo. Pe. Álisson André Sacramento, atual reitor do Seminário na casa de formação em São João del Rei. A homilia versou principalmente a importância de utilizarmos os mandamentos de Deus, sobretudo neste tempo quaresmal, tempo de mudança de vida, tempo de nos colocarmos a disposição ao novo que nos restitui o contentamento e a esperança que nos anima em nossa caminhada de fé.
      Cheios de júbilo pelo quinquagésimo aniversário de nosso Seminário Diocesano e com imenso ardor missionário caminhamos avante incitando a você caro leitor que se sente escolhido por Deus a dar prosseguimento ao seu projeto salvífico para participar dos próximos encontros ao longo do ano.

“De fato, cada vocação específica nasce da iniciativa de Deus, é dom do amor de Deus! É Ele que realiza o primeiro passo, e não o faz por uma particular bondade que teria vislumbrado em nós, mas em virtude da presença do seu próprio amor.”
                                                                                                    Bento XVI

Seminarista Plínio A. S. Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário