segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Vocação: um desafio de Amor


Caro jovem, venha participar do nosso próximo Encontro Vocacional e busque fazer uma reflexão a respeito da sua vida e o chamado que o Senhor lhe faz. Terá início na próxima sexta-feira, dia 26 de agosto, terminando no domingo, dia 28. Mais informações pelo e-mail: seminariost@mgconecta.com.br.



Vocação é uma palavra que vem do latim “vocare” cujo significado é “chamado”. O chamado é sempre uma iniciativa de Deus.

Deus não chama diretamente. Ele usa meios para chamar, geralmente acontecimentos ou pessoas, como, por exemplo, Jesus chamou os apóstolos (Lc 5,27-28). Após a ressurreição estando os apóstolos apenas com onze membros, devido a saída de Judas, e sendo da vontade deles continuarem com a mesma quantidade deixada por Jesus, fizeram um sorteio “e a sorte caiu em Matias” (At 1,26).

Da pessoa chamada depende uma resposta livre, para que a vocação se concretize. O ser humano tem uma vocação natural, ele é chamado à vida, a primeira e maior vocação. A palavra vocação sempre nos direciona a uma missão: somos chamados a realizar aquilo que Deus nos confia.

Deus deixou toda a criação aos cuidados do ser humano, vocacionando-o ao amor, à união e à multiplicação da espécie humana, mas para isso é necessário que o homem e a mulher estejam em comunhão com a Trindade Santa; além disso, existem várias vocações, entre elas a vocação cristã. Pelo Batismo somos convidados a seguir a Jesus Cristo. “Pelo Batismo nós fomos sepultados com ele na morte para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós vivamos vida nova” (Rm 6,4).

Ele também chama à vocação leiga, a testemunhar a fé no mundo secular: na família, na escola, nos lugares onde vive e se relaciona.

O casamento é uma vocação bem definida dentro da Igreja. O amor é um caminho para Deus e ajuda os casais na sublime missão da maternidade e paternidade.

A família cristã é como uma Igreja em miniatura: esta a serviço da evangelização dos homens. Como disse, em certa ocasião o Beato João Paulo II, “A família é o santuário da vida”.

Pela vocação sacerdotal, o padre é alguém escolhido no meio do povo para servir ao povo. “Em verdade todo pontífice é escolhido entre o povo e constituído a favor dos homens, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados” (Hb 5,1). O papel do sacerdote é continuar a missão de Jesus Cristo, o único e verdadeiro Sacerdote.

De fato pertencemos ao povo de Deus, que é a Igreja, e, por natureza, o homem é um ser religioso, porque provém de Deus e para ele caminha.

“Deus me é testemunha da ternura que vos consagro a todos, pelo entranhado amor de Jesus Cristo! Peço, na minha oração que a vossa caridade se enriqueça cada vez mais de compreensão e critério, com que possais discernir o que é mais perfeito e vos torneis puros e irrepreensíveis para o dia de Cristo.” (Fl 1,8-10).

Seminarista Wagner Vinícius Calçavara

Nenhum comentário:

Postar um comentário