segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Agosto, Mês Vocacional: A Vocação Sacerdotal


No mês de agosto, somos convidados a dirigir nossa atenção em particular sobre as vocações, principalmente as de especial consagração que são essenciais para a vitalidade da Igreja. Deus Pai, estabeleceu a Igreja sacramento universal de salvação para continuar a obra de Cristo até o fim dos séculos, por isso desperta a cada dia no coração dos fieis a importância da vocação ao ministério ordenado e à vida consagrada.

Jesus na última ceia concebe a nós, como parto gêmeo do teu amor, a Eucaristia e o Sacerdócio. O Sacerdócio é verdadeiramente o grande dom do Divino Redentor, o qual para tornar perene a obra da Redeção do homem consumada na cruz, transmitiu os seus poderes à Igreja que tornou parte do seu único e eterno Sacerdócio.

O sacerdote é "outro Cristo" porque é assinalado com o caráter indelével que o torna semelhante ao salvador. O sacerdote representa Cristo que disse: "Como o Pai me enviou, assim também eu envio a vós" (Jo 20,21). Portanto, é ao sacerdote que se deve recorrer aquele que quer viver a vida de Cristo, e deseja receber força, conforto e alimento para a alma.

A medida que a população do mundo vai se tornando mais numerosa, torna-se também necessário que surjam novas e mais numerosas vocações para os ministérios na Igreja. É necessário recrutar outros operários, é preciso sempre estar em vigilância lembrando sempre da Palavra do Senhor: "Grande é a messe, mas poucos são os operários" (Lc 10,2).

A messe é grande os operários são poucos, mas é preciso que estes tenham um dever especial de ser sinal de santidade. Santidade é ter os mesmos sentimentos de Cristo, ou seja, verdadeira paixão pelo Reino, compaixão pelo próximo, humildade, bondade e sobretudo caridade. Mas é importante destacar que a vocação à santidade é universal, todos são chamados a seguir a Cristo, atentos a sua vontade: a nossa santificação.

Assim portanto temos todos que procurar a santidade. Todos devemos rezar pela santificação de nossos pastores, pois sabemos que são homens e não anjos, e por isso também estão sujeitos à fraqueza. Pedimos ao Senhor que ajude nossos ministros ordenados a vencerem toda tentação de superficialidade e mesquinhez, para que possam buscar o sentido mais profundo de sua vocação. Que você, caro amigo que nos acompanha neste blog, possa reforçar suas orações para o clero de nossa diocese, principalmente para o pároco de sua paróquia, em preparação ao dia do sacerdote que já se aproxima...

Seminarista Samuel Carvalho Detomi

Nenhum comentário:

Postar um comentário