sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Agosto, Mês Vocacional


Agosto é o Mês em que a Igreja reflete sobre a VOCAÇÃO. Todos nós somos chamados a viver como Jesus viveu, em todos os lugares em que estamos: trabalho, escola, em casa, na Igreja... Vocação é algo que diz respeito a todos, pois trata das nossas decisões, do nosso modo de viver e de responder ao chamado que Deus nos faz: a felicidade.

Vocação é um chamado. Deus chama a cada um pelo nome, chamado este que é ao mesmo tempo pessoal e universal. Por isso, cada um deve conhecer a voz do Pastor, que é Jesus, e segui-lo. Isso significa ter a ousadia de deixar a segurança do seu redil. Ter a coragem de ir além dos horizontes, de romper com possíveis “atitudes de relaxamento” e buscar cada vez mais novas formas, novo ardor, novo dinamismo para viver o chamado que nos foi feito.

Ao respondermos o chamado de Jesus, temos a obrigação de passar a viver como ele viveu. Devemos ser livres, despojados e termos à nossa frente a certeza e a confiança na palavra de Jesus. Em nossa vocação, se respondemos e seguimos verdadeiramente ao chamado do Pai, então vivemos a experiência do AMOR, pois “sem o amor não é possível pensar em vocações verdadeiras”. Por isso, se nossa vocação se alicerça no amor, não podemos ser auto-suficientes em nossas casas, trabalhos, escolas etc., mas livres para amar, porque é de dentro que vem este impulso: “Deus despejou em mim o seu amor e a sua força; não preciso impor aos outros os meus preços”.

Vocação é felicidade. Cada um é chamado a fazer a melhor escolha para ser feliz em sua vida, a ser uma pessoa realizada e isso só se concretiza através do Amor. Ao sermos pessoas chamadas à vida, não podemos estar alheios às questões políticas, do trabalho, da família e assim por diante, pois é aí que o Pai nos chama a sermos instrumentos do seu amor, a sermos homens e mulheres capazes de atuarem em projetos, que de fato gerem felicidade e realização para todos. Devemos sempre lutar em defesa da vida para todos, pois estaríamos sendo falsos conosco se pensássemos que poderíamos responder ao chamado do Pai sem nos preocuparmos com os nossos irmãos e irmãs.

Somos todos chamados a seguir a Jesus. Que não tenhamos medo de responder SIM a esse chamado. E se a dúvida ainda nos atormenta, faça a você a seguinte pergunta: como posso corresponder ao chamado de Jesus? Você poderá responder: vivendo em plenitude o meu batismo como leigo, na vida social de cada dia, no testemunho e na fidelidade ao Evangelho, para a construção de um mundo mais justo e mais fraterno; ou vivendo um compromisso mais de perto com o Cristo Bom Pastor, como padre ou religioso.

Que neste mês vocacional, todos nós rezemos na intenção de todas as vocações: sacerdotal, religiosa, missionária e leiga, pedindo ao Senhor forças para corresponder verdadeiramente ao chamado que Ele nos faz.

“Jesus, mestre divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fieis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém”.

Seminarista Vinícius Idefonso Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário