domingo, 7 de agosto de 2011

Celebrar e Refletir as Vocações na Igreja


Desde o ano de 1983 a Igreja no Brasil dedica o mês de agosto a uma reflexão sobre as várias vocações. Desta maneira, cada semana deste mês é destinada a celebrar uma vocação específica, a saber:

1a Semana – Ministério Ordenado: diáconos, padres e bispos;
2a Semana – Vida Familiar;
3a Semana – Vida Consagrada: religiosos, religiosas e consagrados seculares;
4a Semana – Ministérios e Serviços na Comunidade: Catequistas e agentes de pastoral.

Nas páginas do Evangelho vemos, por várias vezes, Cristo chamando seus discípulos para segui-lo. E Ele faz isso depois de manter um momento de oração com o Pai. Vemos assim que o chamado surge da vontade do Pai que, através da Palavra do Filho, suscita no coração de cada pessoa o desejo de segui-lo. Este seguir a Jesus está em vista de uma missão bem clara: anunciar o Reino.

Mas Jesus não apenas chama, como também forma os discípulos. Faz com que eles conheçam qual é a vontade do Pai. É um convite a uma amizade com o Mestre, convida-os a sair da sua vontade fechada, da sua ideia de auto-realização, para embrenhar-se noutra vontade, a de Deus, deixando-se guiar por ela; faz-lhes viver em fraternidade, que nasce desta disponibilidade total a Deus .

Mas sabemos que este chamado do Senhor vem através de uma vivência da fé, da oração, para que assim se possa entender a vontade de Deus. Sem a busca de Deus através da oração não nasce uma verdadeira vocação. É por isso que no mundo atual, em que a voz do Senhor parece sufocada por “outras vozes” e a proposta de O seguir oferecendo a própria vida pode parecer demasiado difícil , vemos que existe, em algumas partes, uma escassez de vocações. Os apelos do mundo, muitas vezes materialistas e baseados em prazeres efêmeros, tiram do jovem o desejo da busca de Deus.

A missão da Igreja é de estar atenta para que os apelos do mundo não impeçam que o chamado de Deus atinja os corações. O encorajamento dos nossos jovens no seguimento do Senhor deve ser feito com maior intensidade por parte da Igreja. Visto que seguir a Cristo é buscar a felicidade na realização da própria vida num ato de entrega a Ele, que é o nosso Mestre.

Em nossa Diocese de São João del-Rei, com a graça de Deus, vem crescendo nos últimos anos o número de jovens que se decidem pelo sacerdócio. Mas isto é sinal de que a nossa responsabilidade também cresce, pois devemos aumentar as nossas orações pela perseverança dos que são chamados. Devemos incentivar os nossos jovens a fazer da sua existência uma doação pela causa do Reino, pois servir ao Senhor é a maior alegria que se possa ter.

Neste meu ainda curto período de sacerdócio, quase três anos, muitas experiências alegres eu já pude ter. Tantos corações já busquei confortar com a esperança que a Palavra do Senhor nos dá. Eis a maior recompensa diante desta doação da minha vida: ver que uma palavra pode ser sinal da força de Deus na vida de quem está passando por tribulações. Vejo assim que no exercício do sacerdócio é que se pode dar mais esperança para este mundo tão carente de Deus. Pois, no dizer do apóstolo, Deus é amor. E este Amor quer estar presente na vida de cada ser humano através do ministério dos sacerdotes.

Que neste mês de agosto as nossas orações sejam dirigidas a Jesus, o Bom Pastor, pedindo para que haja sempre mais vocações sacerdotais em nossa Igreja e para que Ele continue sustentando aqueles aos quais Ele mesmo chamou.

Pe. Álisson André Sacramento
Reitor do Seminário São Tiago – Propedêutico e Filosofia


Fonte: Mensagem do Papa Bento XVI para o 48º dia Mundial de oração pelas vocações, Vaticano, 15 de Novembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário