sexta-feira, 10 de junho de 2011

Pentecostes



Neste mês a Igreja nos convida a lembrarmos do dia de Pentecostes que ocorreu logo após a Ascensão do Senhor Jesus. O Senhor antes de subir aos céus havia prometido aos apóstolos que enviaria sobre eles o Espírito Santo, aquele que os ensinaria todas as coisas, concedendo-lhes força para que pudessem dar testemunho de tudo que o Senhor ensinou-lhes. O Espírito de Deus é enviado para guiar a Igreja, para apontar os rumos a serem tomados pela Igreja de Cristo, para que ela não perecesse diante do mundo, mas se tornasse firme contradição do mesmo; pois quando se prega o ódio no mundo, ela ensina o amor, quando se ensina luxúria, ela afirma a castidade. Ela sempre esteve e sempre estará nos ensinando a verdade que é o próprio Cristo.

Somos todos convidados a rememorarmos o momento da Crisma onde, de forma indelével, é realizada em nossas vidas a responsabilidade de, pela ação do Espírito Santo, dar firme testemunho de amor e fé, sendo sinais da esperança do homem em Deus.

E assim é cumprida a promessa de Cristo, tendo o Senhor concedido o Paráclito a toda sua Igreja. O Catecismo afirma que, pelo Espírito, nos revela o Pai e o Filho, o que é enviado, sendo este a glória do Filho, ensina-nos a glorificá-lo. Derramou-o sobre os apóstolos e Nossa Senhora no Cenáculo quando estavam ali reunidos em oração. Eis que o milagre de Pentecostes acontece, e sobre eles desceram línguas como de fogo, e receberam os dons do Espírito. O Senhor quer continuar a caminhar com a criatura humana até o fim do mundo. Ele não nos abandona.

Ainda hoje Deus continua a enviá-lo, o Ruah, o sopro de vida, aquele que anima, sobre nossos bispos, sucessores dos apóstolos, e sobre toda a Igreja, santificando-a e caminhando a sua frente, para que assim ela testemunhe os ensinamentos de Jesus por toda a terra, cumprindo então a sua missão de Mãe e Mestra, sendo sinal da redenção divina e do amor de Deus.

O Espírito Santo nos guia; guia nossa caminhada terrestre, fazendo-nos perceber a ação de Deus no mundo e tocando nossos corações para sentirmos sua presença, presença esta que muda nossos rumos sem mesmo que notemos sua ação. Este Espírito quer habitar em nossos corações.

Não o vemos, não o percebemos, este ser que nos conhece mais que a nós mesmos, pois, antes mesmo de sermos criados, ele já existia, ele nos conhece antes mesmo de nossa geração. Ninguém vê este vento passando, Ele sopra onde quer!

Peçamos ao Senhor que envie sobre nós seus sete dons, para que compreendamos, mesmo que, como numa penumbra, este Deus que tanto nos ama, que tanto nos quer bem, sem nem mesmo precisar de nós, um Deus tão grande que renuncia a toda sua divindade para estar conosco, em toda nossa pequenez.


SABEDORIA

Dai-nos, ó Senhor, a Sabedoria para que possamos reconhecer a vossa vontade como a nossa única verdade, para que tenhamos a sabedoria que o Senhor utilizou no deserto para fugir as tentações.
Concede-nos, Senhor, esta verdadeira sabedoria pra que guiados por ela, possamos ser dignos de um dia receber a coroa dos justos.

ENTENDIMENTO

Concede-nos, Senhor, o Entendimento para que compreendamos as vossas revelações, para que tenhamos consciência de vosso amor por cada um de nós. Para que nossos corações se abram à razão por vós enviada fazendo com que sempre consigamos ouvir vossa voz.

CIÊNCIA

Dai a clareza da Ciência a cada um de seus filhos para que possam compreender a vossa mensagem de amor, salvação e redenção pela humanidade, tornando a criatura humana capaz de imitar os vossos exemplos e seguir sempre no caminho da paz e da justiça.

CONSELHO

Ensinai-nos, ó bom Deus, a ter a graça de animar a fé uns dos outros nos momentos de tribulação de nossas vidas, para que nos aconselhemos mutuamente demonstrando o vosso amor presente na pessoa humana, tornando-a capaz de amar. Para que mais do que falar saibamos ouvir nos nossos corações o vosso divino e sublime Conselho de Pai.

FORTALEZA

Concedei-nos, Senhor, o dom da Fortaleza, para que possamos resistir sempre com firmeza de fé as tentações que nos são impostas durante nossas vidas. Para que sejamos firmes em nossas decisões de seguir a vossa vontade e, com caridade, possamos sofrer as agruras da vida.

PIEDADE

Rogamos a vossa ajuda, ó boníssimo Pai, para que façamos a vossa vontade, estando sempre abertos a ação do vosso Espírito vivificador. Para que vejamos no rosto do irmão a face divina do Senhor Jesus, e assim possamos agir como Ele nos ensinou. E assim possamos servir-vos com alegria.

TEMOR DE DEUS

Que em nosso cotidiano não vos ofendamos, ó Senhor, com nossa falta de amor e egoísmo, para que possamos amar-vos durante nossa vida, sendo este amor o nosso sentido de viver.

"Ouve ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor, vosso Deus, de todo o vosso coração, de toda a vossa alma e com todas as vossas forças" (Dt 6,4-5).

Que em Pentecostes nos abramos ao Senhor! Vem Espírito Santo, e renova a face da Terra!

Seminarista Jonathan Geraldo da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário