quinta-feira, 23 de junho de 2011

Corpo e Sangue de Cristo



Nesta quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade, comemoramos a solenidade de Corpus Christi, festa na qual celebramos a instituição da Eucaristia. A palavra Corpus Christi é de origem latina e significa ''Corpo de Cristo'', e a data foi oficializada pela Igreja em 1264, após ter sido divulgada e muito defendida por São Tomás de Aquino.

Esta solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, começou a ser celebrada na cidade de Liége, na Bélgica, tendo sido alargada à Igreja latina pelo Papa Urbano IV, através da bula ''Transiturus''. O Código de Direito Canônico, recomenda a procissão com o Santíssimo Sacramento: "onde, a juízo do Bispo diocesano, for possível, para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia faça-se uma procissão pelas vias públicas, sobretudo na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo".

É preciso que saibamos compreender que a Eucaristia é o próprio Cristo que se sacrificou e entregou o seu corpo para nossa salvação, é o que mais nos aproxima de Deus, sinal de infinito amor e unidade. Este alimento fonte e ápice de toda a vida cristã, é que nos fortalece e nos motiva a continuarmos nesta caminhada cheia de dificuldades, mas qua nunca supera a força revigoradoura do memorial da paixão e morte de Jesus Cristo.

O Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, também nos diz que:

'' Na Eucaristia, atingem o seu clímax a ação santificante de Deus para conosco e o nosso culto para com Ele. Ele encerra todo o bem espiritual da Igreja: o mesmo Cristo, nossa Páscoa. A comunhão da vida divina e a unidade do Povo de Deus são expressas e realizadas pela Eucaristia. Mediante a Celebração Eucarística, já nos unimos à liturgia do Céu e antecipamos a vida eterna.''

Nós católicos a exemplo dos santos, de modo mais direto a exemplo de São Tomás de Aquino, que no mais íntimo do seu coração vai dizer o famoso canto do "Pange Lingua", que apesar de ser um dos mais belos cantos da Igreja, ainda não consegue expressar totalmente tal mistério, pois este como é o próprio Cristo em corpo, alma e divindade, faz-se insondável.

Que neste dia nossos corações estejam abertos para comungar deixando que a graça do Senhor perpasse nossas vidas, perpasse o mais profundo de nosso ser, fazendo-nos criaturas novas.

Que você, meu irmão e minha irmã, baseados nas palavras de Bento XVI, possam participar fervorosamente desta grande solenidade de nossa Santa Igreja:

“Que esta solenidade inflame em nós o respeito e o amor pela Eucaristia, fonte inexaurível de graça”, disse, em polaco, durante a audiência pública desta semana, na Praça de São Pedro, Vaticano. O Papa também aludiu às celebrações da Missa e às procissões que acontecem neste dia, esperando que os fiéis se unam “a este ato de profunda fé para com a Eucaristia, que constitui o mais precioso tesouro da Igreja e da humanidade”.









Sem. Samuel Carvalho Detomi
Sem. Jonathan Geraldo da Silva


REFERÊNCIA:www.agencia.ecclesia
www.catequisar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário