sexta-feira, 3 de junho de 2011

O Sacerdote e as virtudes do Sagrado Coração de Jesus




Jesus Cristo é o modelo que todo homem deve seguir. É a exemplo dele que os eleitos devem ser enviados antes de pregar o Reino de Deus. Jesus, Divino Sacerdote, continua em seu Reino as obras do eterno sacerdócio, mas elege na Terra outros sacerdotes, que conduzidos por Ele, continuam a sua obra redentora.

O Sacerdote é um ungido de Deus! E como nos diz o Pe. Charrier em seu livro "O Sagrado Coração de Jesus e o Sacerdócio": “Se a sua alma de Sacerdote reproduz a alma de Jesus; se o seu coração de Sacerdote é conforme o Coração de Jesus, não é mais a sua ação própria, ação de criatura enferma e limitada, é a ação de Jesus Cristo, do Divino Sacerdote” que atua em você.

É essa a verdadeira vocação. A que parte do Sagrado Coração de Jesus para os seus escolhidos. Estes devem saber assimilar as virtudes que Jesus deixou como exemplo para cada um e, principalmente, levá-las aos mais necessitados.

O espírito de oração é a primeira delas, pois a todo instante o Senhor ensinou a elevar a Deus Pai as preces, suplicando os dons, as luzes e as graças que cada sacerdote necessita para exercer sua vocação.

A segunda virtude é a entrega total de si mesmo, o sacrifício. Desde o início Jesus mostrou que a doação total e a abnegação completa da própria vida fazia-se necessária.

O zelo é a terceira virtude e foi com esta que Jesus lutou contra todo o mal que consome o mundo em prol da glória do Pai celeste.

A quarta virtude é a humildade. Quando Jesus veio ao mundo misturou-se aos pecadores para receber das mãos de João o batismo (Mt. 3,13s) e tantas outras humilhações Ele passou, estas que hoje servem de imitação e meditação para nós.

A pureza é a sexta virtude. Ninguém jamais duvidou da pureza de Jesus. Ele é puro e Santo por excelência. Ele é a luz eterna de todos.

A sétima virtude é a misericórdia, esse é o verdadeiro atributo do Coração de Jesus. Um dom inefável e infinito concedido a todos, mesmo sabendo de seus pecados.

Não menos importante, a oitava virtude é o amor. Que reside infinitamente no Coração de Jesus. Amor esse que foi capaz de se entregar totalmente pela salvação da humanidade.

É com todas as virtudes do Sagrado Coração de Jesus e com muita intensidade que Deus chama seus eleitos ao sacerdócio. Vocação esta que foi iniciada e vivida pelo próprio Cristo. É esse manancial de amor que o Senhor compartilha com os sacerdotes, convidando-os a beber desta água pura, “Aquele, porém, que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede; [...]” (Jo 4:14) e anunciar o Evangelho a todos, “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15).

Seminarista Elton Mariano Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário