quarta-feira, 29 de junho de 2011

Papa Bento XVI: 60 anos de Ordenação Sacerdotal




Nesta manhã de 29 de junho, o Papa Bento XVI, ao celebrar a Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo, em Roma, celebrou também os seus 60 anos de ordenação sacerdotal. Deixamos aqui em nosso blog alguns trechos da sua homilia nesta comemoração.


"Passados sessenta anos da minha Ordenação Sacerdotal, sinto ainda ressoar no meu íntimo estas palavras de Jesus, que o nosso grande Arcebispo, o Cardeal Faulhaber, com voz um pouco debilitada, mas firme, nos dirigiu, a nós novos sacerdotes, no final da cerimônia da Ordenação. Segundo o ordenamento litúrgico daquele tempo, esta proclamação significava então a explícita concessão aos novos sacerdotes do mandato de perdoar os pecados. «Já não sois servos, mas amigos»: eu sabia e sentia que esta não era, naquele momento, apenas uma frase de cerimônia; e que era mais do que uma mera citação da Sagrada Escritura. Ele me chama de amigo. Acolhe-me no círculo daqueles que receberam a sua palavra no Cenáculo; no círculo daqueles que Ele conhece de um modo muito particular e que chegam assim a conhecê-Lo de modo peculiar"


"Já não sois servos, mas amigos", "situa-se no contexto do discurso sobre a videira. O Senhor exorta-nos a superar as fronteiras do ambiente onde vivemos e levar ao mundo dos outros o Evangelho, para que permeie tudo e, assim, o mundo se abra ao Reino de Deus. Isto pode trazer-nos à memória que o próprio Deus saiu de Si, abandonou a sua glória, para vir à nossa procura e trazer-nos a sua luz e o seu amor. Queremos seguir Deus que Se põe a caminho, vencendo a preguiça de permanecer cômodos em nós mesmos, para que Ele mesmo possa entrar no mundo."


Segue abaixo a oração que o Papa compôs especialmente para este dia:


Senhor,
nós vos agradecemos
porque abristes o coração para nós;
porque na vossa morte e na vossa ressurreição
vos tornastes fonte de vida.
Fazei que sejamos pessoas viventes,
viventes da vossa fonte,
e dai-nos o poder de sermos também nós fontes,
ao ponto de doar a este nosso tempo
água da vida.
Vos agradecemos
pela graça do ministério sacerdotal.
Senhor, abençoai-nos
e abençoai a todos os homens do nosso tempo
que estão sedentos e na procura.
Amém.

Benedictus PP XVI
1951 – 29 junho – 2011
60° de Ordenação Sacerdotal

Ad multos annos, Santo Padre!













Nenhum comentário:

Postar um comentário