sexta-feira, 27 de maio de 2011

Quando Deus chama...




“Só no céu compreenderemos bem o padre. Se nós o compreendêssemos na terra, morreríamos não já de pavor, mas de amor...” Essas são palavras mais que acertadas de um dos padres mais importantes que já brilhou no firmamento da Igreja, o Santo cura d’Ars.

Ser padre é ser inteiramente de Deus, e aí está a sua magnitude. Ser padre não é ser homem das grandezas deste mundo, mas homem das vontades divinas.

A vocação é mistério da ação de Deus, é ele quem chama por amor. A nós restam apenas duas possibilidades: dizer sim ou fugir desse chamado. A vocação é uma voz que chama na alma e provoca em nós um impulso para seguir a esse convite de Deus que é percebido pelo coração.

Essa voz existe e é algo real, quem a ouve sabe que ela provém de Deus, que se manifesta por sinais ou por uma convicção que ocorre no íntimo do coração. Não há como explicar, pois a linguagem de Deus não se encontra em livros, a linguagem de Deus, mais do que ouvida, é sentida.

“Eu ainda estava no ventre materno, e Javé me chamou; eu ainda estava nas entranhas de minha mãe, e ele pronunciou o meu nome” (Is 49, 1). É difícil dizer não a este chamamento pelo nome. Através desse chamado vemos o amor de Deus por nós. Mas esse chamado exige comprometimento, exige renúncia capaz de deixar o coração concentrado no mais sublime dos amores, o amor a Cristo.

É por esse amor à pessoa de Cristo que aceitamos segui-lo mais de perto. Esse amor arde no coração assim como ardeu nos corações dos discípulos de Emaús e faz com que queiramos a ele nos assemelhar.

Caros amigos, a vocação sacerdotal deve ser vivida, deve ser trabalhada, ela é prova do amor de Deus por nós. Através dela Deus convida homens para anunciarem o seu plano salvífico resgatando a toda humanidade do pecado.

Seguir a vocação sacerdotal é a segurança íntima e certa de ter a Deus por companheiro, sempre com os seus olhos de amor sobre os nossos passos, e essa segurança é algo que não nos deixa vacilar diante de tantas dificuldades do mundo. É sentir-se capaz de “transformar” o mundo através do exercício do ministério.

Deus chama, mas nós carregamos a responsabilidade de dar a resposta a esse chamado, pois, como diz aquela bela música vocacional, “a decisão é sua”. Jovem, se você se sente motivado a seguir uma vida de entrega total a Cristo e aos irmãos, não tenha medo de dizer o seu SIM, pois, como afirma o Santo Padre quando escreveu encorajando aos que decidiram entrar para o seminário, “Fizestes bem em tomar essa decisão, porque os homens sempre terão necessidade de Deus.”


Seminarista Plínio A. S. Almeida





ENCONTRO VOCACIONAL

Meu caro jovem, se você gostaria de refletir melhor a respeito da sua vocação, seja ela para o sacerdócio ou para a vida matrimonial, venha participar do nosso Encontro Vocacional. É um momento em que, com a ajuda do Espírito Santo, da Direção Espiritual, palestras e outras atividades você poderá analisar melhor a respeito do seu futuro.

O nosso próximo encontro vocacional será entre os dia 03, 04 e 05 de junho, aqui em nosso Seminário São Tiago. Mais informações pelo e-mail: seminariost@mgconecta.com.br

Venha passar um final de semana conosco e ver o que Deus reserva para a sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário