quarta-feira, 4 de maio de 2011

Maria de Nazaré



É de autoria do Padre Zezinho uma canção que diz: “Maria de Nazaré, Maria me cativou. Fez mais forte a minha fé e por filho me adotou. Às vezes eu paro e fico a pensar, e sem perceber me vejo a rezar, e meu coração se põe a cantar, pra Virgem de Nazaré. Menina que Deus amou e escolheu pra Mãe de Jesus, o Filho de Deus. Maria que o povo inteiro elegeu, Senhora e Mãe do céu”. Tal canção, que é repetida várias vezes em nossas comunidades, expressa de maneira simples a grande devoção do povo para com a Virgem de Nazaré.

Sim, é maio! Mês de Maria! Por todos os cantos do nosso país acontecem manifestações de carinho para com a Mãe Maria. Seja através da Santa Missa, da oração do Rosário, das novenas, como também nas simples e bonitas devoções populares como a coroação da imagem de Nossa Senhora. Em todas elas vemos a grande devoção do povo para com a Mãe do céu. O Concílio Vaticano II na Constituição dogmática Lumen Gentium número 67 admoesta a “todos os filhos da Igreja a que generosamente promovam o culto, sobretudo litúrgico, para com a Bem-aventurada Virgem, deem grande valor às práticas e aos exercícios de piedade recomendados pelo Magistério no curso dos séculos e observem religiosamente o que em tempos passados foi decretado sobre o culto das imagens de Cristo, da Bem-aventurada Virgem e dos santos”. O mês de maio, mostra de maneira clara que tal exortação proposta pelo Vaticano II é colocada em prática, mas não só, tem crescido e amadurecido a partir dos ensinamentos da Igreja.

O Papa Paulo VI para enriquecer ainda mais as devoções para com a Virgem Maria publicou a Exortação Apostólica Marialis Cultus para a reta ordenação e desenvolvimento do culto à Bem-aventurada Virgem Maria. O documento realça e justifica as razões de devoção e amor à Mãe de Deus. Paulo VI, em sintonia com a Lumen Gentium, realça que o culto a Maria “tem como finalidade glorificar a Deus e levar os cristãos a aplicarem-se numa vida absolutamente conforme a sua vontade”, e dedica a segunda parte do documento a incentivar os fieis a praticarem as práticas de piedade popular como o “Angelus” e o terço.

Quem ama demonstra o seu amor. Os cristãos são chamados a demonstrar seu amor para com a Mãe do céu através das orações populares, recuperarem em sua vida, nas famílias a bonita prática de rezar o “Angelus” durante o dia, fazendo uma pausa nas atividades para orar. Rezar em família, em comunidade o terço louvando e agradecendo a Virgem Mãe as graças e benefícios é algo enriquecedor para a vida do cristão. Ao rezar o terço, diz Paulo VI, fazemos uma “prece cristológica”. Sim, através de Maria chegamos a Jesus. Nesse sentido diz Santo Agostinho: “Nós honramos Maria para louvar o Cristo”.

Durante o mês de maio os cristãos são convidados a renovar a sua consagração a Maria, se entregar a sua proteção e confiar a Ela o seu peregrinar por essa terra, como diz a canção “Vem, Maria, vem, vem nos ajudar neste caminhar tão difícil, rumo ao Pai”. Faz-se necessário seguir o exemplo da Virgem de Nazaré, pois é Ela que ensina a cada um dos seus filhos como responder sim ao chamado do Pai, mas não somente responder, mas como prosseguir nesse caminho. Que o mês de maio não seja apenas marcado pelas homenagens a Nossa Senhora, mas que através das piedades marianas o cristão seja capaz de ir além. Seguindo o exemplo da primeira Discípula todo cristão é chamado a ser verdadeiramente discípulo-missionário.

“Ó Maria, concebida sem pecado original, quero amar-vos toda a vida com ternura filial. Vosso olhar a nós volvei, vossos filhos protegei! Ó Maria, ó Maria, vossos filhos protegei!”


Seminarista Vinícius I. Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário