segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Terceiro Encontro Vocacional de 2012

 Muitas vezes, fazemos os seguintes questionamentos: “Quem sou eu? Qual a minha função neste mundo?” Dentre muitas outras indagações que, por vezes, acabam complicando ainda mais a reflexão de quem se propõe a pensar tais coisas.
Para muitas pessoas, estamos neste mundo para sermos vitoriosos, isto é, conquistar tudo o que almejamos, enriquecermos, ter filhos ou não, já que atualmente, “menos filhos, melhor!” – enfim, serem vencedoras. Para outras pessoas o importante é ser feliz, sem estarem sujeitos a opinião de tudo e de todos, o importante é o amor! Outras pessoas ainda querem construir o céu na terra, o que dispensa maiores comentários.
No meio de toda esta desordem, nos desviamos do real significado dos questionamentos, que na realidade, sintetizam uma única pergunta: “Qual é de fato a minha vocação?” Pronto! Mas o que é vocação? É inconcebível tratar todo o assunto neste texto, então, façamos uma breve análise do que seja a vocação/chamado.
Se pesquisarmos o dicionário, a primeira acepção de vocação que encontramos é “ato ou efeito de chamar”, sendo que chamado não passa de um “ato de pronunciar o nome de alguém, para pedir aproximação ou verificar a presença”. Mas como agregar isso a uma vida cristã?
Desde antes de nosso nascimento, Deus, com amor incomensurável já nos criou e nos quis (cf. Jr. 1, 5), para que com Ele tivéssemos uma vida plena. Assim, convocou-nos primeiramente a viver. Deus nos chama para que sejamos mais próximos Dele, para que estejamos presentes na reunião eterna de seus filhos n’Ele com Ele e por Ele. Contudo, tal como somos solicitados a algum compromisso, no qual devemos eleger o meio mais próprio para sermos precisos, há meios de que, não nos afastando do destino último, alcancemos Àquele que nos chamou.
Caros jovens, eis o chamado: “Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com bênção espiritual em Cristo, e nos escolheu nele antes da criação do mundo, pra sermos santo e irrepreensíveis, diante de seus olhos”.(Efésios1,3-4)
É extremamente importante que busquemos a escuta e a disponibilidade a aquilo que somos convocados, para que seja feito o que melhor aprouver o Altíssimo, buscando por meio da vocação sacerdotal a maior honra e glória Dele.
Meus amigos, é com essa intenção que 09 jovens, provenientes das diversas paróquias de nossa Igreja Particular participaram entre os dias 03, 04 e 05 deste mês de agosto do terceiro Encontro Vocacional. Foram dias intensos que possibilitaram a cada jovem vocacionado uma descoberta de seu modo pessoal de ser e um encontro com Deus, mediatizado pelo encontro com os outros vocacionados, seminaristas, o reitor e a psicóloga.
Como já vem acontecendo desde o primeiro Encontro deste ano, o vocacionado pôde refletir um tema proposto para ajudar a assumir com coragem e responsabilidade uma autêntica liberdade que auxilie a perscrutar o melhor caminho de sua vocação. O tema escolhido para este Encontro foi: “Chamados a ser livres para amar”.
Na sexta-feira, dia 03, o Encontro teve início com a oração de boas vindas e uma dinâmica que levou os jovens a se entrosarem mais. Em seguida, houve a participação da psicóloga Ivânia, que faz seu trabalho junto aos seminaristas e refletiram sobre a liberdade.

No sábado pela manhã, os jovens puderam refletir através dos passos de Pe. Giussani (fundador do Movimento Comunhão e Libertação) sobre “a importância de uma intensidade de vida que nasce do encontro com Cristo. Para o amadurecimento de uma experiência cristã, dentro da comunidade eclesial”. Essa palestra foi conduzida pelo psicólogo Denner, que deu seu testemunho de vida e estimulou aos vocacionados nessa reflexão.

Após as atividades do período da tarde, os seminaristas e vocacionados participaram de uma Hora Santa pelas vocações na paróquia da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, logo após, houve a Celebração Eucarística e a rasoura em honra ao patrono dos sacerdotes – São João Maria Vianney. À noite sucedeu uma sessão de filme que concluiu este dia.

Na manhã do domingo ocorreu um momento de oração, palestra ligada a temática do encontro e mais uma outra palestra relacionada ao discernimento com o psicólogo Mário Lúcio, colaborador do nosso Seminário. O dia culminou com a Celebração Eucarística na qual encerrou este terceiro Encontro Vocacional.

Peçamos e buscamos sempre a graça divina, a fim de que tudo que ousamos fazer, seja para maior honra e glória de Nosso Senhor e, via de consequência, alcancemos ainda mais vocações para o ministério sacerdotal nesta Igreja particular de São João del-Rei.

Seminarista Plínio A. S. Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário