sábado, 28 de julho de 2012

Festa do Patrono São Tiago


O Seminário São Tiago completa esse ano uma gloriosa trajetória de 50 anos. Durante esse tempo ele tem exercido um papel de transcendental importância, sendo o lugar de formação de homens que buscam acima de tudo, a força irresistível do Evangelho de Cristo e a capacidade de anúncio, que os fazem autênticos “portadores de Cristo”. O Seminário formou um clero eloquente, de grande capacidade de trabalho, de espiritualidade e que foi ornado por Deus com muitas virtudes, grandes qualidades e vários carismas.
Vale salientar ainda a humanitária e evangélica atuação do Seminário São Tiago em meio século, no qual se nota o fulgor de uma atuação que visou sempre a uma formação autêntica de ministros do Evangelho a serviço da libertação do povo desta Igreja particular.
Atualmente duas casas de formação compõem o Seminário, a casa de Propedêutico-Filosofia na cidade de São João del-Rei e a casa de Teologia na cidade de Juiz de Fora. É de extrema importância uma sólida formação nessas duas áreas, pois “há uma legitimidade e uma riqueza muito grande no discurso da filosofia. Mas a revelação cristã nos descortina um horizonte novo e vasto, profundamente consolador e belo. Sem desprezar ou dispensar os outros discursos e sem a pretensão de esgotar o saber sobre o ser humano, a teologia se debruça sobre a revelação cristã e contempla o que somos à luz de Jesus Cristo”.
Para celebrar essa história, realizou-se no dia 25 de julho, quarta-feira, na casa de formação de Propedêutico – Filosofia a solene Celebração Eucarística em comemoração a festa do excelso patrono São Tiago. Essa Celebração foi presidida pelo Exmº. e Revmo. Sr. Bispo Diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart,  e concelebrada pelos Revmos. Srs. presbíteros Álisson André Sacramento (Reitor do Seminário na casa de formação em São João del Rei), Antônio Carlos Trindade da Silva (Reitor do Seminário na casa de formação em Juiz de Fora), entre outros diversos sacerdotes desta Igreja Particular.
 A homilia versou sobre a importância da humildade do Apóstolo São Tiago, o Bispo, também nos apresentou um histórico sobre a vida do mesmo. No decorrer da homilia Dom Célio, pediu que Pe. Álisson justificasse a ausência de alguns bispos, padres e bemfeitores do Seminário. Foram apresentados os nomes dos reitores que atuaram no Seminário desde a sua fundação no ano de 1962 e a primeira turma. Ao final da homilia o Bispo, destacou a importância do papel do Seminário de acordo com as “Diretrizes Gerais para a Formação dos Presbíteros do Brasil” e parabenizou os atuais seminaristas.
Do Seminário São Tiago tem saído sacerdotes zelosos e leigos que nas mais diversas profissões e cargos públicos têm levado adiante a fé em Jesus Cristo, ajudando a construir uma sociedade mais humana e justa. Este Seminário é obra do especial amor de Deus que, na constelação das grandes estrelas, continua a brilhar ad maiorem Dei gloriam.
Seminarista Plínio A. S. Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário