quinta-feira, 16 de agosto de 2012

50 anos do Seminário em Juiz de Fora

No ano do Jubileu Áureo da criação do Seminário “São Tiago”,
damos graças a Deus e a Virgem Maria, pelos inumeráveis benefícios concedidos a esta casa e a todos os seus integrantes.
Glória à Santíssima Trindade
e louvor a Maria e a nosso padroeiro São Tiago!


Meus estimados amigos, dentro das celebrações dos 50 anos do nosso Seminário, no dia 07 de agosto, na casa de formação de Juiz de Fora ocorreu mais uma celebração, neste mês dedicado às vocações.

Esteve presente toda família do Seminário Diocesano São Tiago: seminaristas de todas as casas de formação (comunidade vocacional, propedêutico, filosofia e teologia), Seminaristas da Arquidiocese de Juiz de Fora e seminaristas da Diocese de Leopoldina, funcionários e padres membros da equipe de formadores.

A comemoração teve início com a Solene Celebração Eucarística presidida pelo Exmº. e Revmo Sr. Bispo Diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart, e concelebrada pelos Revmos. Srs. presbíteros Álisson André Sacramento (Reitor do Seminário na casa de formação em São João del Rei), Antônio Carlos Trindade (Reitor do Seminário na casa de formação em Juiz de Fora), Dirceu de Oliveira Medeiros, Odair José de Carvalho, Jésus Cristiano Arantes,  Monsenhor José Hugo de R. Maia, Admilson Heitor de Paiva, Clécio Ferreira de Alencar, Marcos Alexandre Pereira, Fernando Salomão Resende, Rogério Antônio Zanola, Éder Sebastião dos Santos e padres convidados de Leopoldina e Juiz de Fora, como cerimoniário estava o Revmo. Sr. Pe. Geraldo Magela da Silva. Em sua homilia, Dom Célio recordou a história do Seminário e agradeceu aos paroquianos da paróquia de Nossa Senhora da Cabeça por acolherem tão bem os seminaristas do curso de teologia durante esses 22 anos, foi mencionado também que ao longo desse tempo, 27 sacerdotes de nossa Igreja particular passaram por aquele lugar. Ao final da homilia o Bispo, pediu que o Monsenhor José Hugo apresentasse o trabalho que realizou junto a OVS desde a fundação do Seminário.

No final da Santa Missa, houve o descerramento da placa comemorativa a efeméride celebração dos 50 anos do Seminário Diocesano São Tiago. Esta placa foi afixada à entrada da matriz e se torna marco de agradecimento da Igreja particular de São João del-Rei a todos os paroquianos. Depois da missa as festividades continuaram na casa de Teologia com apetitosos salgados e doces.

“Rendemos, pois, graças a Deus e a Virgem Maria, pelos inumeráveis benefícios concedidos a esta casa e a todos os seus integrantes durante estes 50 anos de existência”.

Seminarista Plínio A. S. Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário