domingo, 24 de julho de 2011

São Tiago Maior: um testemunho de vida no Evangelho



Neste mês a Igreja celebra, precisamente neste dia 25 de julho, a festa de São Tiago Maior. Em nossa Igreja particular de São João del-Rei têm-se grande importância devido ao fato de ser o padroeiro secundário da diocese e também o padroeiro do nosso Seminário Diocesano que carrega o seu nome.

São Tiago não foi apenas um apóstolo como os demais. Ele participava do grupo íntimo dos três apóstolos que Jesus trazia mais próximo a si juntamente com Pedro e João. Tal aproximação fez de São Tiago um expectador próximo dos principais milagres e fatos que aconteceram com Jesus, como por exemplo, sua Transfiguração no Monte Tabor (Mt 17, 2).

Em um episódio curioso (Mt 20 20-23), a mãe de Tiago e João se aproxima de Jesus e pede ao Senhor que conceda lugares privilegiados aos seus filhos no Reino dos Céus: um à esquerda e outro à direita de Jesus. Em sequência Jesus responde que não é dado a Ele o poder de delegar os lugares no Reino, mas somente ao Pai é cabível tal função. E voltando-se para eles pergunta se são capazes de beber do mesmo cálice que Ele beberá. Respondem que sim. Nesse momento sela-se o compromisso que aqueles dois discípulos fizeram com o Senhor: testemunhar seu Evangelho a ponto de sacrificarem suas vidas pelo anúncio da Verdade salvadora.

Tal compromisso se realiza apenas em São Tiago, pois São João é o único entre os doze que não padeceu no martírio (Jo 21, 20-23). São Lucas no livro dos Atos dos Apóstolos (12, 1-2) narra o martírio de São Tiago que foi quem inaugurou o derramamento de sangue dos apóstolos. A pedido do rei Herodes Tiago é executado pela espada em Jerusalém.

Mas o que se torna marcante na vida de São Tiago são a sua missão e o caminho pelo qual percorreu para a difusão do Evangelho de Cristo. Conta a tradição da Igreja que Tiago foi para a Península Ibérica, precisamente no território da atual Espanha. No início, seu trabalho foi difícil e extenuante por causa da dureza do coração do povo. Esteve a ponto de fraquejar em sua missão quando eis que a Virgem Maria aparece-lhe entregando um pilar com um profundo sentido de força e firmeza na missão. A partir disso, São Tiago adquiriu forças para vencer as adversidades.

Seu testemunho de vida e sua pregação do Evangelho fincaram as raízes do Evangelho naquela terra e principalmente no coração daquele povo. Sua figura é tão importante que é dedicada a ele uma belíssima catedral em Santiago de Compostela onde milhares de fieis até hoje fazem o percurso do seu caminho pedindo graças e bênçãos.



Façamos então um propósito de vida de assemelharmos cada dia mais ao exemplo que São Tiago nos dá. Não somente da pregação, mas também da escuta da Palavra do Senhor que diariamente fala a nossos corações e também do testemunho de vida e oração. Peçamos a ele a graça de contarmos sempre, assim como ele, da materna intercessão de Maria sempre Virgem, a Senhora do Pilar.

Seminarista Lucas Alerson de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário