domingo, 24 de julho de 2011

Festa de São Tiago Apóstolo




No dia 25 de julho celebramos com toda a Igreja a festa de São Tiago Maior, Apóstolo. Tiago era pescador quando Jesus o encontrou acompanhado de seu irmão João. Foi chamado por Ele a ser seu discípulo, recebeu com grande entusiasmo o chamado do Mestre a ponto de deixar tudo e seguir os seus passos. Tiago foi um grande amigo de Jesus e esteve presente em vários momentos de sua vida, testemunhou, por exemplo, a Transfiguração no monte Tabor e a cura da sogra de Pedro. Sendo decapitado, foi o primeiro dentre os Apóstolos a derramar o sangue por Cristo. São Tiago é também conhecido como evangelizador da Espanha. E foi neste país, segundo a tradição, que ocorreu a magnífica aparição de Nossa Senhora ao Apóstolo.

“Em grande perigo por causa de uma perseguição contra os fieis de Saragoça, Tiago implorou o auxílio da Virgem Maria que ainda vivia na Terra para saber se devia continuar na região. E eis que ela surge rodeada de anjos, sentada num trono. Os anjos traziam consigo uma coluna de luz que terminava com um lírio aberto que lançava línguas de fogo em várias direções. Uma delas ia até Compostela. No resplendor do lírio estava Maria Santíssima. São Tiago recebeu interiormente o aviso de que deveria erguer ali uma igreja e que a intercessão de Maria devia crescer como uma raiz e expandir-se. Disse-lhe a Virgem que, uma vez concluída a igreja, voltasse para Jerusalém”. Assim foi construida a pequena igreja e teve o início o culto de Nossa Senhora do Pilar à qual dedicamos esta diocese.

“Antes de voltar para Jerusalém Tiago foi visitar Maria, em Éfeso, lá a Virgem lhe comunicou que sua morte estava próxima e o confortou. Ele se despediu de Maria, de seu irmão João Evangelista e seguiu para Jerusalém, onde foi preso e tempos depois decapitado”.

Caros amigos, São Tiago foi, com toda certeza, um homem de vontade decidida e de forte caráter. Nem sequer parou para pensar quando Cristo o chamou. Soube ser fiel aos seus deveres de Apóstolo, passou por toda espécie de risco, mas mesmo assim foi destemido para cumprir seu desejo de uma entrega total ao Mestre e aos seus ensinamentos. Homem de uma profunda oração, Tiago soube também se colocar sob o amparo da Rainha dos Apóstolos, a Virgem do Pilar.

E com esse espírito de oração tão presente no Apóstolo Tiago que depositamos nas mãos de Maria Santíssima o nosso “Seminário Diocesano São Tiago” pedindo que ele possa ser sinal e incentivo de força no compromisso de uma preparação humana e espiritual dos jovens que caminham para o sacerdócio. Que os seminaristas possam crescer dia-a-dia na amizade com Jesus, Mestre e Senhor por meio da oração contínua e a escuta de sua palavra, assim como fez o Apóstolo Tiago.

Seminarista Plínio A. S. Almeida


Basílica de São Tiago, Espanha:







Urna com os restos mortais do Apóstolo:




Obs: Os trechos entre aspas fora extraídos di site: http://www.pliniocorreadeoliveira.info/novidades.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário