quinta-feira, 14 de julho de 2011

São Camilo de Lellis



Somos chamados a seguir o caminho da Santidade

Nesse tempo em que o mundo nos oferece tantos contra-testemunhos somos chamados a refletir sobre a vida de um grande Santo da Igreja. Neste dia 14 de Julho celebramos São Camilo de Lellis. Homem que soube dedicar sua vida cuidando dos enfermos.

O fundador da Companhia dos Servidores dos Enfermos (Camilianos) soube enxergar na figura dos agonizantes a própria face de Cristo. A enfermidade que o seu próprio corpo padeceu fez com que ele se empenhasse na construção de um mundo melhor através da assistência aos doentes. Camilo não suportou as atrocidades dos médicos para com os enfermos carentes de sua época, com isso em 1582 ele recrutou homens caridosos que se prontificaram a cuidar dos doentes que não tinham condições financeiras para se tratar. Era uma missão nobre a qual os que nela se engajassem entrariam sem nenhuma proposta de recompensa material. Somente as pessoas que verdadeiramente seguissem o mandamento do amor seriam capazes de se entregar totalmente a serviço do irmão. E “em 1856 o Papa Sisto V aprovou os regulamentos da companhia”, dando assim o reconhecimento necessário aos serviços prestados pelos seguidores de São Camilo.

Mergulhemos com profunda reflexão nas palavras de São Camilo aos membros de sua companhia: “Haja entre vós uma grande união e muito amor. Amai, e muito, a nossa ordem, e dedicai-vos ao apostolado dos enfermos. Trabalhai com muita alegria nesta vinha do Senhor”. Entre os dizeres de São Camilo encontramos a palavra alegria. Esse sentimento com certeza esteve em seu coração durante toda sua entrega aos irmãos. E é esta alegria que ele quer que permaneça nos corações daqueles que são chamados a serem santos. É este sentimento que deve transbordar na alma dos reais servidores de Cristo, que se doam integralmente para o alívio dos sofrimentos dos irmãos. E é nesse espírito de alegria que nós cristãos devemos agir sempre. Lembrando sempre que nossa principal vocação é a santidade. E vocação é sinal de felicidade. Mesmo em meio aos tormentos temos em nós a felicidade de estarmos trilhando os verdadeiros caminhos que nos conduzem a eternidade.


Seminarista Jorge Wilson Carvalho Fonseca


Obs: Os trechos em aspas foram tirados: http://www.camilianos.org.br/historia.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário