domingo, 1 de janeiro de 2012

“Tota formosa et suávis es, pulchra ut luna, electa ut sol” – Toda sois formosa e doce, bela como a lua, eleita como o sol



Hoje, no horizonte da história de todos os povos despontou um novo ano: 2012. No primeiro dia deste ano que se caracteriza por ser o ápice da oitava de Natal, a liturgia nos faz invocar Maria Santíssima com o seu título mais antigo e sublime, o de Mãe de Deus.
            Ó que excelsa dignidade máxima! Ó que magnificência a Mãe abrigar em teu seio o Autor da vida que veio habitar em nosso meio! A antiga música já nos diz: “Quem terra, pontus, sídera Colunt, adorant, praedicant, Trinam regentem machinam, Claustrium Maria bajulat”. E nos fascina pela riqueza e pela beleza de suas palavras: “Aquele a quem adoram o Céu, a terra, o mar,o que governa o mundo, na Virgem vem morar”.
            O Cristo nasceu de Maria, o Filho do altíssimo Deus se fez homem para nossa redenção e a Virgem por sua dignidade tornou-se verdadeira Mãe de Deus. Na Divina Maternidade de Maria encontra-se também a maternidade de todos nós crentes e de toda a humanidade, pois após ter outorgado um corpo humano ao Filho de Deus, torna-se Mãe de todos os povos, porque por meio dela recebemos o autor da vida.
            “A Santíssima Virgem Maria, correspondeu fielmente a plenitude de graças ao qual foi enriquecida por Deus e excedeu em santidade todos os anjos e santos. Ela, é a puríssima Mãe do Redentor que com singular privilégio foi preservada de todo o pecado. É a Virgem gloriosa que pela excelsa dignidade de Mãe de Deus em corpo e alma e se encontra sentada a direita de seu divino Filho, como Rainha do Céu e da Terra”. E é exatamente sobre esses privilégios da Santíssima Virgem que o Papa Pio XII nos diz em sua Carta Encíclica Ad Caeli Reginam: Com razão acreditou sempre o povo fiel, já nos séculos passados, que a mulher, de quem nasceu o Filho do Altíssimo - o qual "reinará eternamente na casa de Jacó", (será) "Príncipe da Paz", "Rei dos Reis e Senhor dos senhores"-recebeu mais que todas as outras criaturas singulares privilégios de graça. E considerando que há estreita relação entre uma mãe e o seu filho, sem dificuldade reconheceu na Mãe de Deus a dignidade real sobre todas as coisas”.
            Meus estimados amigos que acompanham o nosso blog, há 44 anos celebramos, no primeiro dia do ano, o Dia Mundial da Paz. O primeiro dia do ano que a liturgia nos convida a voltarmos a nossa atenção para a maternidade de Maria é, o anúncio da paz, a presença da vida.
            O ano de 2012, que se inicia, será um ano abençoado, um ano de celebrações. Perfaz este ano meio século da criação do Seminário Diocesano São Tiago. Vamos colocar aos pés da Celeste Mãe do Redentor, durante todo o ano que hoje inicia, o nosso Seminário.
            Queremos também saudar a vocês, nossos benfeitores e amigos que aqui nos acompanham, com os votos de um feliz ano novo, cheio das bênçãos do céu, que a Mãe do Príncipe da paz conceda a todos o seu amparo celestial.

“Exaltata est sancta Dei Genitrix:
super choros Angelorum ad caelestia regna.”

Seminarista Plínio A. S. Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário