sábado, 5 de novembro de 2011

SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS E SANTAS DE DEUS: A SANTIDADE AO ALCANCE DO TODOS NÓS!


Neste domingo dia 6 de Novembro de 2011 a Igreja no Brasil celebra a Solenidade de todos os Santos. Podemos pensar as vezes que santidade está longe de cada um de nós, mas esse é um convite que o Senhor nos faz a todos os instantes. Deus nos chama primeiro à vida e nesse chamado à vida, viver a vida segundo a sua vontade, ou seja, viver na santidade.

Quando fazemos memória de algum santo ou santa vemos alguém tão distante dos nossos dias atuais que caímos no nosso comodismo e pensamos que isso não é para nós, não conseguiremos nunca tal façanha, não temos forças pra isso. Mas nós cristãos somos convidados pelo próprio Cristo a seguir o caminho de doação total a seu exemplo (Sede vós, pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus. Mt. 5, 48). Essa linha de pensamento que nos faz pensar que a santidade está longe de nós, não é algo somente dos dias atuais. Desde o Antigo Testamento se tem a ideia de um Deus tão longe, mas tão longe de nós, que jamais poderia ser alcançado, mas Jesus Cristo nos veio dizer que esse mesmo Deus que se pensava que estava tão distante, na verdade se fez estar tão perto de nós, que se encarnou para viver em nosso meio e nos ensinar a lição principal para se viver na santidade: o mandamento do amor.

O Deus três vezes Santo nos ensinou que podemos fazer da nossa vida uma doação total a Ele e aos irmãos e irmãs, não para se chegar a santidade tal como ela está presente nele, pois ele é Santo por excelência, mas para podermos nos aproximar mais e mais d’Ele.  Mas nós não podemos cair na tentação de nos fazer detentores desse chamado a viver na santidade, mas esse convite se estende a todos os povos de todos os tempos e lugares (...Depois disso vi uma imensa multidão de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Ap 7, 9).

O Cristão de hoje também é convidado a seguir Jesus com um exemplo de doação da própria vida a Deus e ao próximo, assim como tantos já conseguiram no passado, tantos estão lutando hoje em dia.  

Como fazer isso? Através de uma vida baseada no amor concreto, concretude que se expressa em uma doação tão total a ponto de se esvaziar-se e deixar-se ser inundado pelo amor de Deus, a ponto de ser para o mundo um sinal de amor, de paz, de justiça (Mt. 5, 1-12). Tantos já conseguiram, nós também conseguiremos se nos esforçarmos para isso. Tantas e tantas vezes nos esforçamos para conseguirmos alcançar algum objetivo que várias vezes não nos levam a lugar algum! Vale a pena tentar seguir esse convite que o Senhor nos faz.

Somos pecadores, frágeis, sujeitos à falhas a todo o momento, mas não devemos nos abater por isso. Lembremos que Deus não nos convidou e pronto, deixando-nos sozinhos para trilhar o caminho da santidade. Ele nos conhece melhor que nós mesmos. Sabe de que barro nós somo feitos. Ele nos sustenta nessa busca/convite, com sua Palavra, com o seu Corpo e Sangue e com todos os outros que nos precederam nesta conquista.

Nós que professamos nossa fé na Comunhão dos Santos, a saber: Igreja militante. A Igreja padecente. A Igreja triunfante, que é a Jerusalém celeste, nossa mãe do alto (prefácio da missa desta solenidade). Sabemos que somos uma grande família que deve seguir a um só convite: Sermos santos.  Vários já conseguiram, nós também podemos.

Peçamos a Deus, como na Oração Coleta da missa de todos os Santos, através desses nossos irmãos e irmãs, tanto os conhecidos como também os anônimos, estes intercessores tão numerosos para que eles roguem ao Senhor, três vezes Santo, que nos ajude a sermos sinais da presença do amor de Deus e da sua misericórdia, nesse mundo tão distante das coisas do alto e tão interessado nas coisas aqui da terra.

Seminarista Tiago Magela de Oliveira Zacarias

Nenhum comentário:

Postar um comentário