segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

“Expergiscere, homo: quia pro te Deus est homo” - Desperta, homem: Deus se fez homem para ti

"Rorate caeli desuper
et nubes pluant Justum:
Aperiatur terra, et germinet
Salvatorem”.

            Neste tempo refulgente em que celebramos a festa do santo Natal, no qual toda fronte se inclina e todo joelho se dobra em adoração diante do encantador mistério da misericordiosa bondade de Deus, somos convidados a fazer essa invocação tão maravilhosa e bendizer constantemente por esse inefável mistério da Encarnação do Verbo divino.
            Essa invocação tão profunda que se encontra logo acima, na exuberante língua oficial de nossa Igreja, faz menção a infinita caridade de Deus que quis dar à humanidade o maior e mais augusto de todos os dons, o seu Filho Unigênito.
            “Orvalhai, ó céus, do alto, e chovam as nuvens o Justo: Abra-se a terra e germine o Salvador”. O homem Deus nascido numa gruta, para de novo levantar o homem àquela grandeza que se perde constantemente por ocasião do pecado. “Desperta, homem: Deus se fez homem para ti” é o título dessa nossa reflexão e que nos alerta para estarmos atentos a vinda desse Salvador.
            Meus estimáveis amigos que acompanham o nosso blog, faço a vocês o convite de me ajudarem com suas imaginações e se colocarem diante daquelas cenas. Os sofrimentos da Santíssima Virgem e de São José na longa e penosa jornada de Nazaré à Belém, e a angústia de seus corações por não acharem onde hospedar-se, quando se aproximava o nascimento do Redentor do mundo. O presépio em que Jesus Cristo nasceu, as palhinhas que serviram de berço, o frio que sofreu, as mantilhas em que foi envolvido, as lágrimas que derramaram seus santos olhos e seus ternos gemidos.
Com certeza, amados amigos, os nossos corações empedernidos se dilatam por cenas tão profundas. Sofremos com os sofrimentos daquela Sagrada Família e penamos com as suas dores. Mas a estrela, que, há vinte e um séculos, nos aponta o berço do recém-nascido, Menino Deus, resplandece e sua luz se torna conforto, esperança, é uma luz de fé que não se abala, de vida e certeza no triunfo final do Redentor da humanidade.
            Por isso nós, do Seminário Diocesano São Tiago, nos dirigimos a vocês que nos acompanharam durante todo esse ano de 2011 através desse blog a permanecerem firmes na fé, e para vos anunciar a paz interior a todos os que depositam seus sofrimentos sobre o berço do Menino do presépio, que nos enriqueceu com sua pobreza. Para que livres das desventuras possamos cantar assim como os anjos cantaram há 2011 anos atrás, naquela noite na cidade de Belém: “Glória a Deus no mais alto dos céus”, e a proclamar, como graça concedida pelo céu a todas as gentes: “E paz na terra aos homens de boa vontade”.

Seminarista Plínio A. S. Almeida


Nenhum comentário:

Postar um comentário