O mês de setembro dedicado à Palavra de Deus é também um mês onde nós, da Diocese de São João del-Rei, celebramos alguns importantes títulos de Nossa Senhora, como por exemplo, Nossa Senhora da Penha de França, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora das Mercês. Aproveitando a reflexão sobre a Bíblia, a qual a Igreja no Brasil se dedica nesse mês, gostaria de colocar a relação de Maria, Mãe da Palavra de Deus com a Exortação Apostólica Pós-sinodal: Verbum Domini, do Papa Bento XVI em setembro do ano passado.
A exortação Apostólica faz menção à Mãe de Deus em três tópicos intitulados por: Maria “Mater Verbi Dei” e “Mater Fidei”, Palavra de Deus e Oração Mariana e por fim, “ Mater Verbi et Mater Laetitiae”. Os três tópicos, que se dividem entre as três partes da Exortação Apostólica traduzem o grande significado de Maria, a escolhida para ser a Mãe de Jesus, a partir da Sagrada Escritura. Sendo assim, gostaria de subdividir os três tópicos sobre Maria, em outros cinco, que irão resumir de forma objetiva todas as vezes que o Santo Padre a partir da Exortação Pós-sinodal, faz menção à figura de Maria.
- “MARIA INCONDICIONALMENTE DÓCIL À PALAVRA DIVINA” (Nº.27):
Para que se possa renovar a fé da Igreja na Palavra de Deus, é necessário olhar para uma pessoa em quem a reciprocidade entre Palavra de Deus e fé foi perfeita, a Virgem Maria. Ela, com seu sim à Palavra da Aliança,, realiza perfeitamente a vocação divina da humanidade, pois é nela que a realidade humana encontra a figura perfeita na fé e na obediência. Maria sempre esteve disponível à vontade de Deus, desde a anunciação até Pentecostes. Ela que é “cheia de graça” de Deus (Lc 1,28) e incondicionalmente dócil à Palavra Divina (Lc 1,38), teve a sua fé obediente face à iniciativa de Deus, se mostrando como a Virgem à escuta que vive em plena sintonia com a vontade de Deus através da Sua Palavra.
- “A FAMILIARIDADE DE MARIA COM A PALAVRA DE DEUS” (N°.28):
A respeito disso, a Exortação Apostólica diz que no nosso tempo é necessário que as pessoas descubram melhor a ligação entre Maria de Nazaré e a escuta fiel da Palavra de Deus. Maria é a figura da Igreja à escuta da Palavra que nela se faz carne, ela é o símbolo da abertura a Deus e aos outros, na qual a Palavra se torna forma de vida. A familiaridade de Maria com a Palavra de Deus, transparece com particular vigor no Magnificat. Através dele percebe-se um retrato da alma de Maria, uma vez que é inteiramente tecido de fios da Sagrada Escritura. Desta maneira se manifesta que ela se sente verdadeiramente em casa na Palavra de Deus. Maria fala e pensa com a Palavra; esta torna-se palavra dela, e seus pensamentos estão em plena sintonia com os de Deus. O pensamento de Maria é um querer juntamente com Deus.
- “MARIA MÃE DA PALAVRA ENCARNADA” (N°.28):
Maria torna-se a Mãe da Palavra encarnada por viver intimamente permeada pela Palavra de Deus, da qual nela se faz carne. Contemplando na Mãe de Deus uma vida modelada totalmente pela Palavra, descobrimo-nos também nós chamados a entrar no mistério da fé, pela qual Cristo vem habitar na nossa vida. Assim, o documento Verbum Domini, recorda Santo Ambrósio que diz: “cada cristão que crê, em certo sentido, concebe e gera em si mesmo o Verbo de Deus”. Se há uma só Mãe de Cristo segundo a carne, segundo a fé, porém, Cristo é o fruto de todos. O que aconteceu em Maria pode acontecer em cada cristão na escuta da Palavra de Deus e na celebração dos Sacramentos.
- “A RELAÇÃO ÍNTIMA ENTRE A PALAVRA DE DEUS E A ALEGRIA NA MÃE DE DEUS” (Nº. 124):
Para essa reflexão, entre a relação íntima de Maria e a Palavra de Deus, é necessário recordar as palavras de Santa Isabel: “Feliz daquela que acreditou que teriam cumprimento as coisas que lhe foram ditas da parte do Senhor” (Lc 1, 45). A exortação nos fala que, Maria é feliz porque tem fé, e acreditou nesta fé, acolhendo em seu ventre o Verbo de Deus para dá-lo ao mundo. Jesus manifesta a verdadeira grandeza de Maria, abrindo assim também a cada um de nós a possibilidade daquela bem aventurança que nasce da Palavra acolhida e colocada em prática.
- “PALAVRA DE DEUS E ORAÇÃO MARIANA” (Nº.88):
A Exortação Apostólica Pós-Sinodal, Verbum Domini, pensando na relação indivisível entra a Palavra de Deus e Maria de Nazaré, procura incentivar e promover entre os fiéis, sobretudo na vida familiar, as orações marianas. Essas constituem uma ajuda para meditar os santos mistérios narrados pela Sagrada Escritura. O Sínodo recomenda que se promova entre os fieis, a recitação da oração do Angelus Domini, que é uma oração capaz de recordar diariamente o Verbo Encarnado. Ressalta também, que o anúncio dos diversos mistérios seja acompanhado por breves trechos da Bíblia sobre o mistério anunciado, para assim favorecer a memorização de algumas expressões significativas da Escritura.
Enfim, caros amigos que acompanham o nosso blog, espero que todos possam compreender o grande valor que possui a Mãe da Palavra de Deus, a partir deste importante documento que nossa amada Igreja trás para nós sobre a Sagrada Escritura. Que Maria, Mãe do Verbo Encarnado, possa interceder por todos sobre suas necessidades, e que todos possam se dedicar na leitura e na reflexão da Palavra de Deus, principalmente neste mês dedicado a ela.
Seminarista Samuel Carvalho Detomi
Nenhum comentário:
Postar um comentário