Neste último domingo, dia 5 de março tivemos um encontro de formação para os seminaristas sobre a Campanha da Fraternidade 2012 que tem como proposta discutir a realidade da saúde no Brasil e a melhoria da qualidade dos serviços, do acesso e da vida da população.
O acontecimento teve início às 14:30h com uma oração que nos ajudou a refletir sobre a realidade da saúde. Em seguida, a partir da metodologia da Campanha (Ver, Julgar e Agir) foram abordados os temas: “Histórico da saúde pública em nosso país, SUS – Sistema Único de saúde, Igreja e saúde, A sociedade e a saúde pública, A política e a saúde pública, A economia e a saúde pública, A cultura e a saúde pública”. Esses temas foram fundamentados no texto base e o DVD da CF 2012.
Ficou evidente que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nos atenta para três conceitos importantes e essenciais na campanha deste ano: o cuidado com o enfermo, a prática de hábitos de vida saudável e a exigência de melhoria no sistema público de saúde, com atenção especial ao SUS. É importante ressaltar também que mais da metade das “Metas para o Milênio” estão ligadas a saúde. Entre elas estão: “Reduzir a mortalidade infantil, Melhorar a saúde das gestantes, Combater as epidemias e doenças e garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente”.
“A Campanha da Fraternidade indica propostas bem concretas que exigem a colaboração de todos para que a vida de nossa sociedade seja melhor e os problemas principais da saúde pública sejam superados. Vale lembrar, que não cabe à Igreja resolver os problemas de saúde da população, isso é uma questão de políticas públicas em âmbito federal, estadual e municipal”.
Seminarista Plínio A. S. Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário