quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Símbolos da JMJ em São João del-Rei


A Diocese de São João del-Rei, neste último domingo, dia 27 de novembro, acolheu com muita alegria os símbolos da Jornada Mundial da Juventude. A cruz e o ícone de Nossa Senhora chegaram em São João del-Rei por volta das 22hs e foram recepcionados por muitos jovens e padres da diocese na praça do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
Para conhecimento, a Jornada Mundial da Juventude é um evento católico que acontece em média de 3 em 3 anos em países escolhidos pelo papa com antecedência. Por escolha do Sumo Pontífice, em 2013, a Jornada será realizada no Rio de Janeiro. Nesse intuito, os símbolos estão peregrinando pelas várias dioceses do Brasil e por algumas dioceses nos países da América do Sul.
Os símbolos trazidos de Juiz de Fora por um grupo de jovens de nossa diocese chegaram na praça do Santuário. Em cima do carro de bombeiros, os jovens demonstravam sua alegria em recepcionar tais símbolos tão caros à juventude católica.
O mau tempo não serviu de empecilho para a realização de tal evento. A chuva, o tempo frio não protagonizaram aquela que talvez foi a maior festa da juventude católica diocesana nos últimos anos. A alegria transparecia em seus rostos, vibrantes e eufóricos ao ter contato com os símbolos que percorreram várias partes do mundo.
A Cruz e o ícone de Nossa Senhora chegaram no momento em que o cantor Eros Biondini animava os jovens com um show no salão da Paróquia de Matosinhos. Enquanto isso, no Santuário, Padre José Bittar preparava os fieis presentes para a Santa Missa que aconteceria logo após a recepção dos símbolos na praça.
Em seguida à recepção feita pelos jovens, deu-se início à celebração eucarística no santuário que contou com a presença de vários padres, seminaristas e foi animada pelo “Coral do Movimento de Emaús”. Após a celebração, aconteceu a exposição do Santíssimo Sacramento, seguida de Vigília e atendimento de confissões durante toda madrugada para os presentes, encerrando assim o primeiro dia da passagem dos símbolos da JMJ em São João del-Rei.
A chuva não dava trégua. No dia seguinte, dia 28, com significativo atraso, saiu do Santuário a carreata que conduziu os símbolos para a praça da Biquinha, de onde saiu a Via Sacra com a participação de diversos grupos de jovens de nossa diocese, presidida por Dom Célio e acompanhada por alguns padres. Ela percorreu várias ruas do centro histórico e subiu em direção ao monumento do Cristo, no Senhor do Monte. Ao término da Via Sacra, a Cruz desceu carregada pelos jovens percorrendo as ruas do Alto das Mercês em direção à Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, onde ficou exposta para a veneração dos fiéis juntamente com o ícone. Por causa do mal tempo, o ícone de Nossa Senhora não foi levado na Via Sacra. Por isso, após a carreata foi levado imediatamente para veneração na Catedral de onde saiu juntamente com a Cruz por volta das 14h e 30min.
Uma multidão de pessoas aguardava a chegada dos símbolos no Santuário de Matosinhos para a missa de encerramento e de envio às 15h no Santuário. Com todo o seu espaço interno repleto de pessoas, o Santuário vibrou à entrada do ícone sucedido pela Cruz. Foi um momento de grande alegria e entusiasmo. A Santa Missa presidida por Dom Célio e concelebrada por diversos padres de nossa diocese transcorreu de maneira participativa e contagiante por parte dos jovens. Ao final da celebração foi feita por um grupo de jovens uma apresentação baseada no vídeo feito pelos cantores católicos do Brasil, cantando a música do padre Zezinho “Nova geração”.
Ao término da Celebração Eucarística, Dom Célio abençoou as réplicas feitas da Cruz e do ícone de Nossa Senhora que percorrerão as diversas paróquias da nossa diocese no intuito de cativar a participação mais ativa dos jovens e de certa maneira incentivar sua participação na JMJ em 2013 no Rio de Janeiro.
Os símbolos ficaram expostos no Santuário de Matosinhos até as 15h do dia 29. Continuando sua peregrinação pelas dioceses brasileiras, os símbolos foram levados para a Arquidiocese de Salvador na Bahia onde visitarão as dioceses daquela região.
Foi um momento inesquecível para os jovens presentes. Foi um momento, certamente, de graça e bênção na vida de muitas pessoas que com o contato com estes símbolos tiveram suas vidas transformadas e tocadas pela graça de Deus. Nesse entusiasmo, o Brasil de modo geral se prepara para receber tamanho evento e mostrar ao resto do mundo a força e a religiosidade da juventude católica brasileira.

Seminaristas Lucas Alerson e Rutiero Carvalho







Nenhum comentário:

Postar um comentário