terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Dom Célio faz sua primeira visita do ano ao Seminário São Tiago – São João del Rei


Foi com muita alegria que nessa última terça-feira, 28 de fevereiro, a comunidade do Seminário Diocesano São Tiago, em sua casa de formação situada na cidade de São João del Rei, recebeu a primeira visita do ano de nosso amado Pastor Dom Célio de Oliveira Goulart, bispo diocesano.
O entusiasmo de acolher nosso bispo no seminário é sempre muito imenso e notável entre todos nós seminaristas. Sua presença em nosso meio trouxe alegria e boas expectativas. Dom Célio é uma pessoa simples e possuidor de uma espiritualidade profunda. Sua figura nos apresenta a necessidade de nos formarmos à imagem do Bom Pastor durante esse período de discernimento da vocação.
Às 11:00hs ocorreu a celebração da Santa Missa presidida por Dom Célio e concelebrada pelo reitor do Seminário (SJDR) Pe. Álisson André Sacramento. Logo no início da celebração Dom Célio saudou todos os seminaristas em especial os que iniciaram esse ano uma nova etapa em suas vidas dando-lhes boas vindas e desejando-lhes uma frutuosa caminhada durante esse tempo de seminário. Em sua homilia, o bispo nos alertou para a importância da Palavra de Deus na vida de cada um de nós e como ela deve ser colocada em prática principalmente nesse tempo de discernimento vocacional e na convivência com o próximo, nos alertou também para a importância da oração, sobretudo nesse período em que estamos vivenciando, o período da quaresma.
A presença do bispo é fundamental em nosso Seminário, pois ele exerce o papel de primeiro formador dos padres que ocuparão futuramente sua diocese. 
Seminarista Plínio A. S. Ameida

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Uma nova etapa na caminhada vocacional



            Na manhã do dia 25 deste mês de fevereiro na casa de formação do Seminário São Tiago Propedêutico e Filosofia em São João del-Rei , iniciou-se o período de caminhada dos nove seminaristas, dos quais três iniciam este ano sua caminhada vocacional, sendo eles: Alef  Silva Viana, da Paróquia do Sr. Bom Jesus de Matosinhos, em São João del Rei, Júnior José Souza de Paiva, da Paróquia  Nossa Senhora da Conceição, em Conceição da Barra de Minas e Mateus José Resende, da Paróquia Nossa Senhora da Penha de França, de Resende Costa. No mesmo dia tivemos um momento de reflexão na parte da tarde com o Reitor Pe. Álisson André Sacramento, onde juntos refletimos sobre o tema “O Sonho de Deus”, através de orações, preces, partilha da Palavra de Deus sobre o evangelho de Jo 10.1,11. Nesta reflexão pudemos perceber que o sonho de Deus é que cada pessoa descubra e viva sua vocação atentos ao chamado e ao cuidado de Jesus, o Bom Pastor.

            O dia 27 foi marcado pela celebração da Santa missa de abertura do ano letivo a qual foi celebrada pelo reitor, com a participação dos seminaristas. Em sua homilia, Pe. Álisson, ressaltou a importância do amor de Deus para cada um de nós destacando que devemos estar sempre atentos ao chamado de Deus tendo como modelo a Virgem Maria. Salientou também a importância do próximo como nos é proposto no evangelho de Mt 25,31-46. “Devemos prestar atenção na pessoa do próximo, pois se nos colocarmos a sua disposição é para a pessoa de Jesus que nos dispomos”. Logo após tivemos uma reunião onde foi abordada a organização de nosso seminário e apresentado os compromissos internos e externos durante o ano de 2012.

Seminarista Plínio Ataíde da S. Almeida


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Papa: "CF2012 inspire nos fieis solidariedade com os enfermos"


Ao Venerado Irmão
CARDEAL RAYMUNDO DAMASCENO ASSIS
Arcebispo de Aparecida (SP) e Presidente da CNBB
Fraternas saudações em Cristo Senhor!

De bom grado me associo à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que lança uma nova Campanha da Fraternidade, sob o lema "que a saúde se difunda sobre a terra" (cf. Ecio 38,8), com o objetivo de suscitar, a partir de uma reflexão sobre a realidade da saúde no Brasil, um maior espírito fraterno e comunitário na atenção dos enfermos e levar a sociedade a garantir a mais pessoas o direito de ter acesso aos meios necessários para uma vida saudável.


Para os cristos, de modo particular, o lema bíblico é uma lembrança de que a saúde vai muito além de um simples bem-estar corporal. No episódio da cura de um paralítico (cf. Mi_ 9, 2-8), Jesus, antes de fazer com que esse voltasse a andar, perdoa-lhe os pecados, ensinando que a cura perfeita é o perdão dos pecados, e a saúde por excelência é a da alma, pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua alma?» (Mi 16,26). Com efeito, as palavras saúde e salvação têm origem no mesmo termo latino ‘salus' e não por outra razão, nos Evangelhos, vemos a ação do Salvador da humanidade associada a diversas curas: “Jesus andava por toda a Galiléia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo o tipo de doença e enfermidades do povo” (Mt 4,23).

Com o seu exemplo diante dos olhos, segundo o verdadeiro espírito quaresmal, possa esta Campanha inspirar no coração dos fiéis e das pessoas de boa vontade urna solidariedade cada vez mais profunda para com os enfermos, tantas vezes sofrendo mais pela solidão e abandono do que pela doença, lembrando que o próprio Jesus quis Se identificar com eles: (pois Eu estava doente e cuidastes de Mim» (Mt 2536). Ajudando-lhes ao mesmo tempo a descobrir que se, por um lado, a doença é prova dolorosa, por outro, pode ser, na união com Cristo crucificado e ressuscitado, uma participação no mistério do sofrimento d'Ele para a salvação do mundo. Pois, «oferecendo o nosso sofrimento a Deus por meio de Cristo, nós podemos colaborar na vitória do bem sobre o mal, porque Deus toma fecunda a nossa oferta, o nosso ato de amor» (Bento XVI, Discurso aos enfermos de Turim, 2/V/2010).

Associando-me, pois, a esta iniciativa da CNBB e fazendo minhas as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias de cada um, saúdo fraternalmente quantos tomam parte, física ou espiritualmente, na Campanha «Fraternidade e Saúde Pública», invocando — pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida — para todos, mas de modo especial para os doentes, o conforto e a fortaleza de Deus no cumprimento do dever de estado, individual, familiar e social, fonte de saúde e progresso do Brasil, tornando-se fértil na santidade, próspero na economia, justo na participação das riquezas, alegre no serviço público, equânime no poder e fraterno no desenvolvimento, E, para confirmar-lhes nestes bons propósitos, envio uma propiciadora Bênção Apostólica.


Bento XVI
Vaticano, 11 de fevereiro de 2012

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Quaresma 2012: Papa convida fieis a terem mais zelo pelos outros

“Parece que a cultura contemporânea perdeu o sentido do bem e do mal, sendo necessário reafirmar com vigor que o bem existe e vence, porque Deus é “bom e faz o bem”. O bem é aquilo que suscita, protege e promove a vida, a fraternidade e a comunhão”.

Na Mensagem o Papa Bento XVI convida os fieis a prestarem mais atenção nos irmãos, não somente do ponto de vista material, mas também no ponto de vista espiritual, também através da reciprocidade e da santidade pessoal.

Nesta quarta-feira de cinzas inicia-se na nossa Igreja Católica o tempo da Quaresma, o período de 40 dias em que os fieis são convidados a praticarem a esmola, a oração e o jejum em maneira mais intensiva e generosa.

O Santo Padre afirma que esse período é propício para renovarmos, com a ajuda da Palavra de Deus e dos Sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitário de fé: “Trata-se de um percurso marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum, com a esperança de viver a alegria pascal”.

A Mensagem, do Papa para este ano de 2012 é dividida em três pontos que desenvolvem aspectos da responsabilidade do católico em relação ao irmão: a atenção pelo outro, a reciprocidade e a santidade pessoal.

O primeiro ponto da Mensagem é a responsabilidade pelos irmãos: o mundo atual sofre sobretudo de falta de fraternidade. “A responsabilidade pelo próximo significa querer e favorecer o bem do outro, desejando que também ele se abra à lógica do bem; interessar-se pelo irmão quer dizer abrir os olhos às suas necessidades”, afirma o Santo Padre.

No segundo ponto, Bento XVI trata do dom da reciprocidade: “Uma sociedade como a atual pode tornar-se surda quer aos sofrimentos físicos, quer às exigências espirituais e morais da vida. Não deve ser assim na comunidade cristã! Os discípulos do Senhor vivem numa comunhão que os liga uns aos outros como membros de um só corpo. Isto significa que o outro me pertence: a sua vida, a sua salvação tem a ver com a minha vida e a minha salvação”, escreve o Pontífice.

“Caminhar juntos na santidade” é o terceiro e último ponto desenvolvido pelo Papa. Atenção recíproca tem como finalidade estimular-se, mutuamente, a um amor efetivo sempre maior. “Os mestres espirituais lembram que, na vida de fé, quem não avança, recua”, assinala o Papa, citando o Beato João Paulo II.
No início o Pontífice reafirma o convite cristão de “fixar o olhar no outro, a começar por Jesus, e a estar atentos uns aos outros”.

“Mas, com frequência – observa Bento XVI – prevalece uma atitude contrária: a indiferença, o desinteresse, que nascem do egoísmo, mascarado por uma aparência de respeito pela “esfera privada”". Porém, nós somos chamados a “cuidarmos uns dos outros” e de sermos “o guarda” dos nossos irmãos”.

Frequentemente perdemos a compaixão e a empatia, por estarmos concentrados demais na nossa riqueza material e na saciedade, nos próprios interesses e nas próprias preocupações.

Este convite cristão, salienta o Pontífice, compreende três aspectos da nossa atenção e ajuda: a física, a moral e a espiritual. E isto siginifica que devemos ser não somente irmãos na humanidade, mas também na fé, cuidando das necessidades espirituais dos outros.

“De um modo geral, hoje – continua a Mensagem – se é  muito sensível ao tema do cuidado e do amor que visa o bem físico e material dos outros, mas quase não se fala da responsabilidade espiritual pelos irmãos”.

Por isso, no “nosso mundo impregnado de individualismo, é necessário redescobrir a importânica da correção fraterna, tendo em vista a santidade”.

Na segunda parte do documento, o Papa reafirma o convite à Igreja para viver a vida em comunhão com os irmãos. Hoje a liberdade individual comporta que “uma sociedade como a atual pode tornar-se surda quer aos sofrimentos físicos, quer às exigências espirituais e morais da vida”.

O cristianismo recorda o convite à humildade e à caridade, porque “a nossa existência está ligada à dos outros, quer no bem quer no mal; tanto o pecado quanto as obras de amor possuem também uma dimensão social”. E na “preocupação concreta pelos mais pobres, cada cristão pode expressar a sua participação no único corpo que é a Igreja”.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Início do Ano no Seminário São Tiago – Juiz de Fora



No dia 05 de fevereiro deste ano, iniciou mais um ano na caminhada vocacional dos seminaristas que integram a casa de formação de Juiz de Fora, do Seminário São Tiago. Começaram também as aulas no Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio, onde 7 seminaristas estão cursando Teologia e 2 Filosofia. Deu-se início ao semestre com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Revmo. Pe. Antônio Carlos Trindade da Silva, o Reitor do Seminário, que, em sua homilia, ressaltou a importância de que cada um busque crescer mais em sua vocação, no discernimento e na fé. Lembramos que este ano é de grande importância para o Seminário São Tiago, pois comemora 50 anos de criação. São cinquenta anos formando presbíteros para nossa Diocese, portanto é um ano de ação de graças por tudo aquilo que Deus tem providenciado pelas mãos de seus reitores e bem feitores, auxiliando, assim, na evangelização e no anúncio da Palavra de Deus.
           
Pedimos a todos que rezem pelas vocações sacerdotais, pois cada vez mais “a messe é grande e os operários são poucos”!

“Enviai, Senhor, operários à vossa messe e não permitais que a
humanidade se perca por falta de pastores, de missionários,
de pessoas dedicadas à causa do Evangelho!”

Seminarista Elissandro José Campos de Carvalho

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Início do ano letivo



"Um bom cristão sabe que as férias são o período oportuno para relaxar o corpo e nutrir o espírito, através de mais orações e meditação, que fazem crescer a relação pessoal com Cristo"
Bento XVI


Queridos Seminaristas da Filosofia,

Apoiados nesta palavra do Santo Padre, espero que vocês estejam buscando este descanso necessário para o corpo e buscando viver sempre com maior intensidade a união com Deus.

Estamos já na fase final das férias, por isso me dirijo a vocês, através do nosso blog, para comunicar-lhes que teremos início ao período letivo em nosso seminário no sábado, dia 25 de fevereiro, sendo que as aulas na UFSJ terão início na segunda-feira, dia 27 de fevereiro.

Como momento forte neste novo ano de caminhada teremos o nosso retiro espiritual que iniciará no dia 29 de fevereiro, quarta-feira, na cidade de Barbacena.

Venham com muito ânimo para continuar a caminhada com Cristo neste ano tão especial para nós, que celebramos os 50 anos de fundação do nosso Seminário São Tiago.



Com meu abraço e orações,

Pe. Álisson André Sacramento



“Como sacerdotes, devemos sair aos múltiplos caminhos nos quais os homens se encontram, para convidá-los ao seu banquete nupcial. Mas só podemos fazer isso permanecendo sempre junto a Ele. E aprender isso, esse sair, ser enviados, permanecendo junto a Ele, é – acho – precisamente o que temos de aprender no seminário.”
Bento XVI

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Jornada Mundial da Juventude - Rio 2013

Com a força de Deus vamos dando passos para a realização do maior evento da Igreja Católica, a Jornada Mundial da Juventude.

Enquanto a Cruz Peregrina passa de diocese em diocese do nosso Brasil, hoje tivemos o lançamento da logomarca oficial da Jornada.

O criador da logomarca é o jovem Gustavo Huguenin, do município de Cantagalo, estado do Rio de Janeiro.

Gustavo recordou que, antes de começar a desenhar, leu o capítulo todo do Evangelho de Mateus, de onde foi tirado o lema da JMJ Rio2013 "Ide e fazei discípulos entre todas as nações" (Mt 28, 19) e meditou para, a partir daquela palavra, buscar inspirações para a imagem.

"Nessa passagem vemos que Jesus foi se encontrar com os discípulos numa montanha. Então, já de início, não saía da minha cabeça a ideia do Cristo Redentor - Jesus que está numa montanha. Além de ser o símbolo universal do Rio de Janeiro, tem tudo haver com o tema. Primeiro, no processo de criação, coloco o conceito que deve ser transmitido. Deveria ter a figura de Jesus, a figura do discípulo e talvez alguma referência às nações. Essas três palavras, se pudessem ser transmitidas graficamente, seriam essenciais. O Cristo consegui passar através do cristo redentor, o discípulo está representado através do coração, pois o discípulo é aquele que carrega Jesus no coração, e as nações representadas através das formas que lembram o Rio de Janeiro, que naquele momento será o coração do mundo para os jovens,  acolhendo-os  na referência da montanha e do mar", concluiu.

Esperamos com alegria esta grande celebração dos jovens católicos, com a presença do Papa entre nós!