quinta-feira, 31 de março de 2011

Encontro Vocacional

Entre os dias 25, 26 e 27 de março foi realizado o primeiro encontro vocacional deste ano de 2011. Com a graça de Deus estiveram presentes 18 jovens de várias paróquias de nossa diocese.


Na sexta-feira, dia 25, o encontro teve início com a palavra do Reitor do Seminário, Pe. Álisson Sacramento, levando os jovens a ter interesse nessa caminhada, sendo perseverantes. Em seguida houve a participação da psicóloga Tatiene, que faz seu trabalho junto aos seminaristas.


No sábado, após a celebração da Santa Missa, os jovens puderam refletir sobre o chamado de Deus diante da vida Matrimonial. Essa palestra foi conduzida pelo Márcio Hallack, da Paróquia da Catedral Basílica de N. Sra. do Pilar, que deu seu testemunho de vida e estimulou aos vocacionados nessa reflexão.


Os seminaristas organizaram um momento dedicado à Nossa Senhora após esta palestra.


Ainda no sábado pela manhã ocorreu a palestra do Pe. Antônio Claret, pároco da Paróquia da Imaculada Conceição e também Diretor Espiritual do nosso Seminário. O tema da sua palestra foi discernimento vocacional à luz da Palavra de Deus. Um tema profundo que fez com que os rapazes vissem a importância de buscar refletir sobre qual é o chamado de Deus na vida do cristão.


No período da tarde ocorreram jogos e ainda uma reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: Fraternidade e Vida no Planeta. À noite uma sessão de filme concluiu este dia.


Na manhã de domingo teve um momento de oração, dinâmicas e mais uma palestra sobre discernimento com o psicólogo Mário Lúcio, colaborador do nosso Seminário.


A celebração da Santa Missa encerrou o encontro.


Pedimos a Deus que possa orientar estes nossos jovens por um caminho de felicidade plena, sabendo estar atentos aos seus sinais! Que Nossa Senhora possa ajudá-los a dizer sempre Sim a Deus!

quarta-feira, 30 de março de 2011

Retiro dos seminaristas do Seminário Diocesano São Tiago

A diocese de São João del-Rei, como de costume, promove todo ano um Retiro Espiritual com os seminaristas do Seminário São Tiago envolvendo as duas casas: a de Juiz de Fora, com os estudantes de Teologia, e a de São João del-Rei, com os de Filosofia.

O retiro aconteceu em Antônio Carlos, próximo à Barbacena, na Casa de Retiros São Miguel, antigo seminário da Congregação do Verbo Divino nos dias 10, 11 e 12 de março.

Com a orientação do bispo diocesano de São João del-Rei, dom Célio de Oliveira Goulart, foram iniciados os trabalhos com uma missa de abertura presidida por ele mesmo e concelebrada pelos reitores das casas de Filosofia e Teologia, Padre Álisson André Sacramento e Padre Antônio Carlos Trindade respectivamente. Participou da celebração o diácono Admilson Heitor de Paiva, residente na casa de Juiz de Fora.

Dom Célio em suas reflexões propôs aos 20 seminaristas presentes um estudo sobre o Documento de Aparecida trazendo à realidade o verdadeiro chamado cristão de discipulado e missão. Somos chamados, portanto, a nos desdobrarmos totalmente ao serviço de escuta, aprendizado e anúncio da vontade de Deus que nos é apresentada através do Evangelho de Jesus.

Contou também parte de sua experiência enquanto vocacionado e padre, momentos de sua caminhada vocacional para que servissem de inspiração para o nosso caminhar enquanto seminaristas e vocacionados.

Após suas pregações, cada um se dirigia para um local separado ou para seus quartos para meditarem o sentido que aqueles textos, trazidos por dom Célio ou os textos bíblicos selecionados também por ele, faziam para nossa vida no seminário.

Na sexta feira à tarde foi realizada uma Via Sacra pelos arredores da Casa de Retiro. Foi um momento de profunda piedade refletindo os passos de Jesus rumo ao Calvário, culminando na sua gloriosa ressurreição. Cada passo da Via Sacra ficou a cargo de um seminarista que propunha uma reflexão direcionada para a vida vocacional. Na noite desse mesmo dia, foi realizado um momento de Adoração Eucarística presidida por dom Célio onde cada jovem diante de Jesus sacramentado consagrou sua caminhada.

O Retiro foi encerrado na manhã do sábado, dia 12 de março, com uma missa presidida por dom Célio, concelebrada também pelos reitores das duas casas do Seminário e pelo padre Rondineli, vigário da Paróquia do Matosinhos. Após o almoço, todos retornaram para suas respectivas casas em Juiz de Fora e em São João del-Rei.

Seminarista Lucas Alerson


Confira algumas fotos do nosso retiro:




quinta-feira, 24 de março de 2011

Vem e segue-me - Mt 19, 16-22



Meu prezado jovem seminarista, meu prezado jovem vocacionado, desejo a você a paz do Senhor!

É com alegria que, nesta Solenidade da Anunciação do Senhor, damos início a este blog do nosso Seminário São Tiago da Diocese de São João del-Rei.

Estamos próximos de completar os 50 anos da criação do nosso Seminário Diocesano, em 2012, e este é um grande presente que temos nas nossas mãos para ajudar no nosso trabalho!

Esse será o grande meio para podermos manter contato e deixar a todos por dentro das atividades da nossa casa de formação.

A respeito da internet o Papa Bento XVI já incentivou em várias ocasiões o seu uso. Cito aqui o que ele disse na oração do Angelus do dia 25 de janeiro de 2009: as novas tecnologias tornaram a internet um recurso de extrema importância, especialmente para a chamada "geração digital ". Sem dúvida, o uso sábio das tecnologias da comunicação permite às comunidades serem formadas de maneira que promovam a busca da verdade, do bem e do belo, transcendendo as fronteiras geográficas e divisões étnicas.

Por isso devemos entrar sim neste mundo digital buscando que neste “mundo da internet, que permite que bilhões de imagens apareçam sobre milhões de monitores em todo o mundo, deverá sobressair o rosto de Cristo e ouvir-se a sua voz, porque, ’se não há espaço para Cristo, não há espaço para o homem’.” (Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini, 30 de setembro de 2010).

Aqui estamos nós, então, buscando fazer com que o ideal de seguir a Jesus Cristo possa ser amplamente divulgado.

Para a construção deste blog estou contando com a valiosa colaboração do meu amigo Paulo Souza que lá de Brasília está me auxiliando. Mas também conto com a colaboração de cada seminarista que poderá postar seus textos e fotos.

Vamos assim incrementando o trabalho da nossa Pastoral Vocacional na Diocese de São João del-Rei.

Rogamos a Deus que continue nos auxiliando neste trabalho de enviar operários para a sua messe a fim de que seu Reino possa continuar crescendo em nosso mundo!

Meu abraço e minhas orações,

Pe. Álisson André Sacramento

Reitor do Seminário São Tiago - Propedêtico e Filosofia